Cursos e Palestras

Ministro da Justiça na UFRJ

Logo Forum de Ciencia e Cultura

No próximo dia 3, às 17h, o Fórum de Ciência e Cultura irá receber o ministro de Estado da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para uma palestra, na qual será apresentado o Plano de Segurança Pública proposto para ser implementado no Estado do Rio de Janeiro.

Além do ministro, estarão presentes o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), o deputado federal Antônio Carlos Biscaia (PT/RJ) e o senador Roberto Saturnino (PT/RJ).

O evento ocorrerá no Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário da Praia Vermelha, que fica na avenida Pasteur, 250, 2° andar, Urca.


Curso de Enfermagem Clínica e Cirúrgica

logo HUCFF

A partir de 3 de abril, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho ( HUCFF) irá abrir as inscrições para o 28º curso de Extensão, na área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica. As inscrições vão até 19 de maio e serão oferecidas 78 vagas.

O curso é direcionado para técnicos e auxiliares de enfermagem registrados no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) ou que tenham obtido franquia provisória neste conselho profissional. A idade mínima para o curso é de 18 anos.

Os aprovados farão estágios práticos nas seguintes áreas de atuação: 26 em Enfermagem Clínica, 22 em Enfermagem Cirúrgica, oito em Enfermagem no Bloco Operatório, oito em Enfermagem em Central de Material e Esterilização, oito em Enfermagem em CTI (Centro de Tratamento Intensivo), quatro em Enfermagem em Emergência e duas em Enfermagem em Inaloterapia.

A prova será no dia 23 de maio. O curso terá início em 1º de junho e termina dia 20 de outubro. A taxa de inscrição é de R$30,00.

Informações e inscrições, na Av. Brigadeiro Trompowski, s/nº - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, na Sala 1D42 do 1ºandar do hospital, entre 7h e 15h, telefones 2562-2228 e 2562-2370.


Curso Multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”

 

Folder CLA

O centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) irá promover o curso multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”, abordando temas como artes plásticas, arquitetura, literatura e a música no Brasil, no contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX.

A abertura do curso será no próximo dia 5, às 14h, no auditório G2, na Faculdade de Letras, com o diretor da unidade, professor Ronaldo Lima Lins, que irá falar sobre o “Painel histórico, social e cultural do Brasil no século XX”.

O primeiro módulo abordará “Os anos de Ruptura. Antecedentes do Modernismo. A semana de 22: a procura de uma identidade nacional brasileira”.

A primeira palestra será no dia 12 de abril, com Dau Bastos, sobre Literatura; a segunda, dia 19, com Isis Fernandes Braga, sobre Artes Plásticas; a terceira, dia 26, com Roberto Segre, sobre Arquitetura e Urbanismo; e a última, no dia 3 de maio, com Sonia Maria Vieira, sobre Música. No dia 8 de maio ocorrerá uma mesa redonda para fechar o módulo.

As palestras do primeiro módulo serão realizadas no salão azul, no prédio da Reitoria, na Ilha do Fundão, onde fica o Centro de Letras e Artes (EBA/FAU).

 


COPPE reúne em Workshop internacional os maiores especialistas do mundo em simulação e modelagem computacional

 

Imagem 2

A COPPE promove dias 5, 6 e 7 de abril o “ Workshop Internacional em Modelagem e Simulação Aplicadas”. O evento reunirá no Estado do Rio cerca de 60 especialistas. Entre eles, os mais conceituados do mundo na arte de simular a realidade no universo virtual. O evento será realizado no Hotel Atlântico Búzios, em Armação de Búzios, Rio de Janeiro.

A abertura do workshop, dia 5, será às 9:30 horas e contará com as presenças dos professores Agostino Bruzzone, do McLeod Institute of Simulation Science, que também é presidente do Liophant Simuation Club, associação internacional que reúne os maiores especialistas do mundo, Luiz Landau, da COPPE / UFRJ, professor da Universidade de Perugia, Stefano Saeta, e do pesquisador Gerson Cunha, também da COPPE / UFRJ.

O evento está sendo promovido pelo Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE) da COPPE / UFRJ, em parceria com o McLeod Institute of Simulation Science ( MISS), Universidade de Gênova, Universidade de Perugia, Liophant Simulation Club, e conta com o apoio do CNPq, Petrobrás, projeto Cognitus – Brasil, projeto GPIETRE e Instituto de Comércio Externo da Itália.

Confira a programação do evento no link

http://www.lamce.ufrj.br/grva/ams2006