Cursos e Palestras

Curso Multidisciplinar na UFRJ

imagem 1

O Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) promove o curso multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”, abordando temas do contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX. No mês de maio o curso entra no Segundo Módulo, com palestras sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no auditório G2 da Faculdade de Letras da UFRJ. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. A seguir, a programação da próxima semana:

Dia 17/05 – Artes Plásticas: Ângela Âncora da Luz (EBA).

A década de 30. A significação do Rio de Janeiro na construção da modernidade brasileira. Criação dos Museus de Arte Moderna. O Salão Nacional de Arte Moderna e as Bienais.

 

 

 


Semana Jurídica do CACO

Imagem 1

O Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (CACO) da Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ) convida para a XV Semana Jurídica. O evento, sob o tema “A atuação do STF na interpretação da Constituição de 1988 à luz do ordenamento jurídico pátrio”, acontecerá de 10 a 16 de maio na FND. Na segunda-feira, dia 15, às 18h30min, será exibido o documentário Quanto vale ou é por quilo, com debate com o professor Ricardo Nery Falbo, vice-diretor da FND/UFRJ.

Na terça-feira, dia 16, o tema será: “O poder investigatório do Ministério Público visto sobre óticas contrárias". Nessa data, irão proferir palestra o Dr. Carlos Aguiar, procurador da República e professor de Direito Penal, às 16:30. E, em seguida, às 19:45, o Dr. Luís Guilherme Vieira, membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça, diretor do Instituto de Defesa do Direito de Defesa / advogado.

Mais informações pelo site http://www.cacofnd.org/ e pelo telefone 2221-8350.


VII Semana de Geofísica

Imagem 1

Dos dias 16 a 18 de maio, o Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf / Regional Centro-Sul) promove a VII Semana de Geofísica da UFRJ: “Geofísica: aplicações em Meio Ambiente, Mineração e Petróleo”. O evento será realizado no Salão Nobre da Decania do CCMN – Cidade Universitária - Ilha do Fundão.

Durante a semana, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências com profissionais como geólogos e geofísicos das áreas de Mineração, Meio Ambiente e Petróleo que usam a Geofísica como ferramenta de trabalho. O evento é uma realização do Departamento de Geologia da UFRJ, com apoio da Associação Brasileira de Geologia e Engenharia Ambiental. Fazem parte da comissão organizadora, os professores Paula Ferrucio da Rocha (UFRJ) e Renato Lopes Silveira.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas com a Sociedade Brasileira de Geofísica - Tel: (21) 2533-0064/2533-4627 e pelo e-mail: eventos@sbgf.org.br.

Confira toda a programação do evento no site http://www.igeo.ufrj.br/sbgf/prog.htm.

 


Cursos de Extensão em Microbiologia

Imagem 1

O Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, localizado no CCS/UFRJ, apresenta o Centro de Extensão em Microbiologia (CEM), que tem como objetivo inicial oferecer à comunidade cursos de curta duração, dentro das áreas de Microbiologia e Imunologia, coordenados por professores pesquisadores do próprio instituto, com a colaboração de especialistas convidados de outras instituições. O público alvo desses cursos são estudantes da UFRJ e de outras instituições de ensino dos cursos de Biologia, Microbiologia, Medicina, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Enfermagem ou outros. Estudantes graduados da área de Ciências da Saúde podem também participar dos cursos de atualização que serão dados pelo Instituto.

Um dos cursos oferecidos pelo instituto acontece nos dias 3 e 4 de junho de 2006. O professor Sergio Eduardo Longo Fracalanzza ministrará curso com abordagem teórico-prática sobre O Controle Microbiológico na Indústria: Análise microbiológica da água, de cosméticos, de produtos estéreis, teste de efetividade de preservativos, dosagem microbiológica de desinfetantes, análise microbiológica de desinfetantes, análise microbiológica do ar, análise microbiológica de superfícies, testes de esterilidade.

Outras informações sobre o CEM e inscrições podem ser obtidas no site pelos telefones 2560-8344 e 2562-6734, com a sra. Valéria, pelo site http://www.microbiologia.ufrj.br/index_cursos.htm, ou pelo e-mail cem@micro.ufrj.br, com a coordenadora e professora Selma Soares de Oliveira.


TV digital é tema de palestra no Forum

Imagem 1

A televisão digital, assunto que mobiliza debates nas esferas política, cultural e tecnológica do país, é tema de uma importante palestra no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. A conferência terá como palestrantes o integrante do Intervozes, Gustavo Gindre, a deputada federal Jandira Feghali e o professor da UFRJ André Parente. A pró-reitora da PR-5, Laura Tavares, representará o reitor na mediação do debate. O evento acontece na segunda-feira, próximo dia 15, às 14h, no Salão Pedro Calmon.

Alvo de disputa entre governos e grupos comerciais nacionais e internacionais, a escolha do padrão de TV digital suscitou inúmeros conflitos. Grupos culturais também se mobilizaram em torno da questão, motivados por uma TV que possibilite maior democratização na difusão da cultura. Com o debate dessa segunda, o Forum traz profissionais que atuam em segmentos sociais diferentes para que seja fomentada uma discussão profunda sobre o assunto.

Anteriores