Tome Nota

Novo sistema de refrigeração traz benefícios econômicos e sociais para o HUCFF

 

imagem tome nota

Foi concluída no dia 5 de fevereiro a substituição de 24 aparelhos de ar condicionados e a instalação de quatro centrais de geração, que significarão economia para o HUCFF e melhorias no dia-a-dia dos profissionais, pacientes e visitantes do hospital. A substituição foi proporcionada pelo Programa Light de Eficiência Energética, uma parceria do Governo Federal com a Light.

O principal objetivo do Programa, que atende a redes hospitalares e universidades do Rio de Janeiro, é garantir a economia energética, através da substituição de sistemas de refrigeração antigos por equipamentos modernos e econômicos. “A operação das centrais de geração é totalmente digital e os equipamentos de ar condicionado são mais compactos, mais econômicos e mais eficientes”, garantiu Jairo Villas Boas, Chefe da Divisão de Engenharia (DEG).

Para Jairo, o resultado do Programa é extremamente positivo e beneficia a todos os usuários do hospital: “O objetivo do Programa da Light é reduzir o consumo de energia elétrica no hospital, através da substituição de motores e compressores mais eficientes e econômicos. Mas para o HUCFF os resultados vão além da economia com gastos: as melhorias refletem no atendimento, significando grandes avanços sociais para o hospital”, afirmou Jairo.

Os novos aparelhos de ar condicionado foram instalados no Laboratório de Tecido Conjuntivo, Raio X, Ecocardiograma, Central de Material e Esterilização e Emergência, todas áreas críticas. Já as centrais de geração, servirão ao Centro Cirúrgico, Centro de Tratamento Intensivo (CTI), Seção de Métodos Especiais (SME), Farmácia e Raio X.

Fonte: www.hucff.ufrj.br