Fique de Olho

Aula Magna 2007

foto

A Universidade Federal do Rio de Janeiro convida alunos, professores e funcionários para participar da Aula Magna 2007, que acontecerá no dia 14 de março, às 9h, no Auditório Roxinho, localizado no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

Naomar de Almeida, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) irá proferir a palestra com o tema “Universidade Nova”, uma proposta de reestruturação das universidades brasileiras

 

 

 

 


Semana de Estudos Medievais do IFCS

foto

O Programa de Estudos Medievais (PEM/IFCS) convida para o lançamento das Atas da VI Semana de Estudos Medievais, no dia 21 de março, às 18h, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ). O evento conta com a palestra "Os Estudos Medievais no Brasil", que será proferida pela professora Maria do Amparo Tavares Maleval (presidente da Associação Brasileira de Estudos Medievais – ABREM). O IFCS está localizado no Largo São Francisco de Paula, n° 1, Centro. Para mais informações: (21) 2252-8032 (ramal 104); pem@ifcs.ufrj.br.


Seminário no IFCS

foto

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional Mercado de Trabalho e Gênero: Comparações Brasil-França, cuja segunda etapa será realizada no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ nos dias 11 e 12 de abril. O objetivo do evento, organizado pelo GDR Mage (França) e a Fundação Carlos Chagas (SP Brasil), é discutir questões relativas ao mercado de trabalho, ao emprego e desemprego, à educação, às profissões carreiras e à remuneração, sob a perspectiva das relações de gênero e raça/etnia; e traçar paralelos e comparações entre as situações vivenciadas no Brasil, na França e em alguns outros países da Europa e América Latina. Visa também discutir aspectos teóricos relevantes dos estudos de gênero, em debate, tanto no Brasil como na Europa, atualmente.

As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de março no site http://www.fcc.org.br/seminario/index.html, no qual se encontra a programação completa e demais informações sobre o evento.

A primeira fase do seminário será realizada nos dias 9 e 10 de abril, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). E o IFCS está localizado no Largo São Francisco de Paula, n° 1; Centro do Rio de Janeiro.


Seminário Roberto Cardoso de Oliveira no MN/UFRJ

foto

O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (MN/UFRJ) convida para o “Seminário Roberto Cardoso de Oliveira”, Transformações Sociais e Culturais no Brasil Contemporâneo: perspectivas antropológicas, nos dias 28, 29 e 30 de março, no Auditório do Horto, localizado na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro.

Programação:

Dia 28

9h30 – Mesa de abertura

11h – Brunch

13h – 1ª sessão

Uma antropologia da política: rituais, representações e violência

Mesa redonda – A política vivida

Exposição de Mariza Peirano e comentários de Moacir Palmeira, Beatriz Heredia, José Sérgio Leite Lopes, Márcio Goldman e Renata Menezes

Debates

Dia 29

8h30 – 2ª sessão – Sujeito, interações e mudança

Mesa redonda – Gerações, família, sexualidade

Gilberto Velho, Luiz Fernando Dias Duarte, Myriam Lins de Barros, Jane Russo e Maria Luiza Heilborn Apresentação de comunicações – Adriana Facina, Andréa Moraes, Celso Castro, Karina Kuschnir, Naara Luna, Diana Lima, Edlaine Gomes e Octavio Bonet

13h30 – 3ª sessão

Mundos indígenas em transformação

Mesa redonda – Transformações indígenas

Eduardo Viveiros de Castro, Carlos Fausto e Aparecida Vilaça

Mesa redonda – A lingüística antropológica: novos sujeitos, novos objetos Bruna Franchetto, Marília Facó Soares e Kristine Stenzel

Debatedora – Yonne Leite

Dia 30

8h30 – 4ª sessão

Territórios, governos, populações

Mesa redonda – João Pacheco de Oliveira, Giralda Seyferth,

Antonio Carlos de Souza Lima e Adriana Vianna

Debatedores – Alfredo Wagner Berno de Almeida e Carlos Guilherme Octaviano do Valle

13h30 – 5ª sessão

O Brasil em perspectiva

Mesa redonda – Lygia Sigaud, Federico Neiburg, Fernando Rabossi e Antonádia Borges

Debates

18h – Encerramento