Tome Nota

Idosos têm atendimento especializado em Alzheimer

imagem tome nota

O Centro de Doenças de Alzheimer e outras Desordens Mentais na Velhice é um setor com atendimento multidisciplinar voltado para idosos acima de 60 anos de idade com qualquer tipo de problema na esfera psicológica, psiquiátrica e neuropsiquiátrica, demências, depressão, ansiedade e psicoses. O centro, vinculado ao Instituto de Psiquiatria, está sob a coordenação de Jerson Laks, médico psiquiatra, doutor em medicina e psiquiatria da UFRJ.

O CDA possui um ambulatório para idosos e um centro-dia que atende pacientes com doença de Alzheimer ou demência vascular leve ou moderada em módulos de oficinas terapêuticas. Os objetivos são a manutenção e a reabilitação das atividades do cotidiano, como a motricidade, fala e deglutição. Algumas atividades são realizadas para promover uma maior interação social, entre elas, culinária, jardinagem e oficinas de memória.

A equipe é composta por médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e secretárias.

A primeira consulta é feita por um psiquiatra que colhe a história do paciente e dos familiares, aplica testes simples para avaliar e quantificar as queixas eventuais de memória e outros problemas existentes e solicita exames necessários em cada caso.

Posteriormente, pacientes e familiares passam por uma consulta de enfermagem na qual têm orientações de como lidar com o problema no dia-a-dia e recebem orientação para aspectos sociais. As consultas subseqüentes são marcadas e encaminhadas para as diversas equipes.

O CDA não atende casos de alcoolismo ou abuso de drogas, para tratar destes casos existe o Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas, o PROJAD.

Os atendimentos do ambulatório são gratuitos e devem ser marcados de 8h30min às 16h30min pelo telefone 2275-1122.