Cursos e Palestras

Filosofia e Matemática no IFCS

Imagem 1

O Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) apresentará, às 14h do dia 19 de abril, a palestra A Filosofia em Diálogo com a Matemática, ministrada por Francisco Doria, um dos fundadores da Escola de Comunicação da UFRJ e professor emérito da universidade, o evento será realizado na Sala Celso Lemos, no 3º andar do IFCS, que fica no Largo São Francisco, nº1, Centro. Outras informações pelo telefone 2221-0034 (ramal 311).

 


Pesquisador Italiano no ProUrb

Imagem 1

O Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ (Prourb) oferecerá, nos dias 18 e 25 de abril, um ciclo de palestras com o tema “Favela e Cidade”. Organizado pelo docente Cristovão Fernandes Duarte, o evento contará com a presença de Francesco Lucarelli, professor da Università degli Studi di Napoli Federico II (Itália).

As palestras acontecerão na sala 521 do prédio da Reitoria, Campus do Fundão.

Dia 18/04/2007, 11h

“Favela da Rocinha: observações de campo”

Palestrante: Francesco Lucarelli

Dia 25/04/2007, 11h

“Projeto Favela e Cidade: a força de resposta do lugar” (primeiros resultados de pesquisa)

Apresentação: Francesco Lucarelli e Cristóvão Fernandes Duarte.


Idade Média em debate

Imagem 1

O Programa de Estudos Medievais da UFRJ convida para a conferência Justiça e cultura política na Idade Média ibérica, ministrada pela professora Maria Filomena da Costa Coelho (Faculdades Integradas UPIS - DF).

A conferência será realizada no dia 27 de abril, às 18h, na sala 106 do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ). O IFCS está localizado no Largo São Francisco de Paula, nº1, Centro. Outras informações: pem@ifcs.ufrj.br.


Curso de atualização em hemoterapia e hemovigilância

Imagem 1

A partir do dia 16 de abril, o Serviço de Hemoterapia, a Gerência de Risco e o Serviço de Desenvolvimento do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) realizam o I Curso de Atualização em Hemoterapia e Hemovigilância. O intuito é atuar no aprimoramento de profissionais e acadêmicos de enfermagem, no que diz respeito a garantir a qualidade do sangue e hemocomponentes utilizados.

 


Conferência sobre aquecimento global

Imagem 1

No dia 19 de abril, a Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (Copea) realizará um encontro científico, coordenado pelo professor Moysés Nussenzvelg, no Salão Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura, localizado na Praia Vermelha. A conferência, ministrada por Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, começará às 17h30 e abordará como tema A visão dos cientistas sobre o aquecimento global.