De Olho na Mídia

UFRJ anuncia três mudanças para o vestibular 2008

15h57 - Uma das novidades é a inclusão da prova de filosofia para determinadas carreiras. Candidatos não poderão escolher o semestre de início do curso.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou três mudanças para o vestibular 2008: haverá prova de filosofia para algumas carreiras, a entrada de alunos nos cursos da Escola Politécnica acontecerá pelas melhores notas e não será mais permitido ao candidato escolher o semestre que deseja começar o curso. As mudanças já foram aprovadas pelo Conselho de Graduação e passarão a vigorar no próximo vestibular.

Candidatos durante a 2ª prova da UFRJ 2007

A prova de filosofia será exigida para os candidatos dos seguintes cursos: direito, ciências sociais, filosofia, história e todas as graduações de música. Juntos, esses cursos formarão o grupo 6 do vestibular da UFRJ. Além das quatro provas não específicas usuais (matemática, física, química e biologia), haverá a prova de filosofia. As provas específicas são de língua estrangeira, geografia e história.

Segundo a UFRJ, o objetivo da prova de filosofia, nesse primeiro ano de implementação, será avaliar a capacidade do candidato de compreender textos com a complexidade de um texto filosófico e de se expressar de modo argumentativo e claro. Assim, as questões serão voltadas para a interpretação de textos filosóficos.

Escola Politécnica

Até o vestibular passado, a entrada de novos alunos nos cursos da Escola Politécnica acontecia tendo como primeiro critério a opção e segundo critério, as notas. Isso será invertido e, portanto, terão prioridade os alunos com as melhores notas.

Para isso, todos os cursos da Escola Politécnica serão agrupados em uma única carreira "engenharia" que fará parte do grupo 2 e integrará todos os cursos que compõe o grupo. Segundo a UFRJ, o candidato que optar por “engenharia” em primeira, segunda ou terceira opção, indicará, a seguir, suas preferências dentre os cursos de engenharia. A classificação nesses cursos se dará pela nota final e respeitará a preferência de quem tem maior pontuação.

Além disso, a partir do concurso 2008 não será mais permitida a indicação do semestre de preferência do candidato para iniciar o curso. O aluno estará concorrendo ao total de vagas oferecidas pelo curso, que serão ocupadas apenas de acordo com as notas finais. Fica mantida, quando for o caso, a indicação de preferência de turno.

Veículo: Portal G1   Data: 25/04/2007   Editoria: Vestibular