Cursos e Palestras

I Seminário Imagem: Documento e Informação

Imagem 1

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, o Laboratório de Vídeo Educativo e a Biblioteca de Recursos Institucionais promovem o I Seminário Imagem: Documento e Informação, que acontecerá, de 15 a 17 de maio, no auditório da Biblioteca Central do Centro de Ciências e da Saúde (CCS). O objetivo do evento vai além de refletir sobre a imagem enquanto fenômeno cultural, priorizando a sua presença nos campos da memória, educação e saúde, para contribuir na busca de uma metodologia para a indexação de imagens em movimento. Serão ministradas palestras com temas como cinematecas, bancos de imagens no telejornalismo e na área da saúde.

A cerimônia de abertura será proferida no dia 15, às 14h, por Miriam Struchiner (diretora do Nutes), Isabel Cristina Alencar de Azevedo (superintendente geral de Extensão) e Paula Maria Abrantes Cotta Mello (coordenadora do SiBI).

Veja a programação:

Dia 15, às 14h

Mesa 1: Acervos de Imagem: constituição, restauração, importância

Moderador: Luiz Resende (LVE/Nutes)

Eliane Ivo Barroso (DCV/UFF): Constituição e organização de acervos particulares

Francisco Moreira: Quando e como é preciso restaurar filmes

Alexandre Carias: Acervo de Imagens em movimento da Casa de Oswaldo Cruz

Sílvia Oroz (Curso de Cinema/UNESA): A importância dos Acervos Regionais e Fracionados

 

Dia 16, 9h

Mesa 2: O papel dos Arquivos de imagens no ensino

Moderador: Carlos Nogueira (Biblioteca - Nutes)

Antonio Brasil (UERJ/CCAA): A revolução das imagens: por um acesso público aos arquivos brasileiros de telejornalismo;

Luciano Saramago (ECO-UFRJ): Ambientes visuais interativos 3D e a produção de conhecimento;

Gabriela d´Araujo/Rossana Rocha/Virgílio Fávero (Coordenadoria de Comunicação/Banco de Imagens da UFRJ): A democracia interativa de imagens da UFRJ.

 

Dia 17 de maio, 9h

Mesa 3: Arquivos de imagens e informação

Moderadora: Miriam Struchiner (diretora do Nutes)

Alice Ferry de Moraes (ICIT/Fiocruz): Uso de estratégias informacionais nos vídeos em saúde;

Rosa Inês N. Cordeiro (UFF): A imagem e a análise da informação tangível e estética

Aline Lopes de Lacerda (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz): A imagem como documento.


Abertas inscrições para Curso de Mensuração Epidemiológica no Japão

Imagem 1

A organização Japan International Cooperation Agency (JICA) promove o Curso de Mensuração Epidemiológica para Doenças Imuno-preveníveis. As atividades, voltadas para participantes de países em que houve registro de poliomielite, têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos, de modo a promover o avanço dos países em desenvolvimento neste campo. Outras doenças como hepatite B e rubéola também são temas em questão.

A ementa é baseada na Global Immunization Vision anda Strategy (GIVS), iniciativa conjunta do United Nations Children's Fund (Unicef), Fundo das Nações Unidas para a Infância, e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa reduzir o problema drasticamente até o ano de 2015. As inscrições, que foram prorrogadas, vão até o dia 10 de maio. O curso será de 11 de junho a 22 de julho de 2007. Mais informações em: http://www.jica.org.br/file/853.pdf.

1º Seminário Temático

No dia 17 maio, será realizado o 1º Seminário Temático "Uma Referência Negra". A abertura oficial, às 8h30min, ficará por conta de Dilson Rosalvo dos Santos, presidente do Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro.

O evento acontecerá das 9h às 19h30min, no auditório do CRQ III (RJ/ES) - Rua Alcino Guanabara, 24 / 13º andar - Cinelândia.


1º Seminário Temático

Imagem 1

No dia 17 maio, será realizado o 1º Seminário Temático "Uma Referência Negra". A abertura oficial, às 8h30min, ficará por conta de Dilson Rosalvo dos Santos, presidente do Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro.

O evento acontecerá das 9h às 19h30min, no auditório do CRQ III (RJ/ES) - Rua Alcino Guanabara, 24 / 13º andar - Cinelândia.

 

 

 


Seminário no Valongo

Imagem 1

No dia 9 de maio, o Observatório do Valongo relizará o seminário "Asteróides Potencialmente Perigosos para a Terra: o Projeto IMPACTON", com a presença da Dra. Daniela Lazarro, do Observatório Nacional/MCT

O evento começará às 16 horas, no Observatório do Valongo - Ladeira do Pedro Antônio, 43, Centro.

Mais informações pelo telefone 2263-0685.

 

 

 

 


CFCH Homenageia Dia da Consciência Negra

Imagem 1

Antecipando-se ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ apresenta, dia 14 de maio, a partir das 11h, no seu auditório principal, o projeto "A Arte da cor: ciclo de discussão sobre a história do negro no Brasil". O evento exibirá o documentário "Pixinguinha", de Luiz Pilar, produzido pelo projeto A Arte da Cor (Canal Futura/TV Globo). Após o filme, haverá debate.

A atividade tem como foco promover a reflexão sobre a contribuição do negro para o crescimento do Brasil, e possibilitar uma integração de idéias entre a comunidade universitária e alunos da rede pública de ensino.

 

 

 


I Jornada de Saúde Mental na Psiquiatria

Imagem 1

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o Instituto de Psiquiatria da UFRJ promove a I Jornada de Saúde Mental e Qualidade de Vida. O evento terá diversas mesas-redondas, que tratarão de temas como experiências em hospital, novos dispositivos em saúde mental e saúde mental do trabalhador e da família. No dia 31 haverá, também, uma exposição de oficinas terapêuticas e do projeto geração de renda, além de uma mesa sobre os 20 anos do CAD (Centro de Atenção Diária Luiz Cerqueira). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 25 de maio, na secretaria acadêmica do IPUB, ou pelo site http://www.ipub.ufrj.br.

 

 

 


Ciclo de Palestras no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais

Imagem 1

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) do Instituto do Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ dá continuidade ao ciclo de palestras realizado no mês de maio. Todas acontecem no auditório Celso Lemos, que fica no 3º andar do IFCS, Largo São Francisco de Paula nº1, Centro.

Veja a programação completa em: http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=3495.