Fique de Olho

Comissão de Vestibular lança edital de isenção para próximo concurso

foto

De 11 a 29 de junho, a UFRJ concederá isenção integral do valor da taxa de inscrição a candidatos que comprovarem, de acordo com critérios estabelecidos pela universidade, insuficiência de recursos financeiros para seu pagamento. As inscrições deverão ser efetuadas via Internet, pelo endereço eletrônico www.vestibular.ufrj.br. Mais informações acesse: http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=3505.


Festival de Cinema exibe filmes de universitários de todo o país

foto

A 10ª edição do Festival Nacional de Cinema e Vídeo Universitário da UFRJ (Vide Vídeo) exibe a produção audiovisual de universidades de todo o país de 7 a 11 de maio. O festival conta com mais de 100 títulos divididos em quatro categorias. A expectativa é que mais de 500 pessoas participem das 10 exibições na Casa França-Brasil e no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. A entrada é gratuita. Informações pelo e-mail videvideo@eco.ufrj.br, telefone (21) 8174-4218 ou site www.eco.ufrj.br/videvideo.


Programação do Forum

foto

Encontros Científicos da Copea

Dia 10, às 17h30min, Salão Pedro Calmon>

Conferência: Biodiversidade ameaçada

Conferencista: Ângelo Machado (UFMG)

 

Curtas no Sujinho

Dia 16, às 19h, Bar “Sujinho”, Praia Vermelha

A sessão contará com filmes da produtora de alunos da Eco Miopia Filmes: Ainda não, de Cecília Bandeira e Daniel Bardusco; Cineboquete, de Cecília Bandeira, Diogo Gardoni e Tatiana Gouveia; Bia e o Balanço, de Daniela Ramalho e Tatiana Gouveia; Entrespaços, também de Daniela Ramalho e Tatiana Gouveia; e Cinelândia, de Arthur Frazão. A exibição é ao ar livre, gratuita, na área do Bar do Manoel (o “Sujinho”).

 

Forum Poesia

Dia 16 de maio, às 19h, Salão Dourado

Homenagem aos 110 anos da Academia Brasileira de Letras

Por Lauro Góes

 

Projeto Música no Forum

Dia 14, às 19h, Salão Dourado

Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ

Regência do Maestro André Cardoso

Obras de Schubert e Mendelson

 

Projeto Forum em Cena

Dia 17, às 20h, Salão Dourado

Confraria das portas amarelas, de Felipe Barenco

Confraria: Cia. de Teatro

Direção: Fernanda Areias

Classificação: 14 anos

 

Série Lançamentos

Dia 15, às 18h, Salão Moniz de Aragão

Lançamento do DVD Quadra Fechada, de Beto Novaes – IE/UFRJ

O vídeo retrata a realidade dos trabalhadores nos canaviais das modernas usinas produtoras de açúcar e de álcool no interior de São Paulo, evidenciando as formas de controle de produção diária dos trabalhadores na safra de cana.


Programação do Centro Cultural Professor Horácio Macedo

foto

V Mini-simpósio em Proteômica

Dia 18, de 8h30min às 11h, Salão Nobre/Decania do CCMN

"De volta para o Futuro"

 

A Escola vai à Universidade

Dia 21, de 9 h às 17 h, Salão Nobre/Decania do CCMN

Encontro Geografia

 

Cinema ao meio-dia

Dia 14, Lamarca, Salão Nobre/Decania do CCMN

Dia 18, Oriundi, Salão Nobre/Decania do CCMN

 

Música

Dia 7, às 14h, Auditório Roxinho

Moska: compositor requisitado, já foi gravado por Elba Ramalho (em parceira com Lenine em "Relampiano"), Daúde , Verônica Sabino, Renata Arruda, Ney Matogrosso, Milton Guedes, Netinho, Marina Lima, Zélia Duncan entre outros. O artista inclui sucessos como "O último dia","A seta e o alvo", "Me chama de chão", "Admito que perdi","Pensando em você", "Tudo novo de novo" e "Lágrimas de Diamantes".

 

Dança

Dia 17, às 12h30min, Auditório Roxinho

"Jogo Coreográfico - a performance", uma proposta interativa e divertida sob estrutura e forma de jogo onde público e intérpretes se juntam com a finalidade de construir danças.

O Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza fica na Av. Athos da Silveira Ramos, 274. Campus do Fundão.


Exibição do documentário sobre Lima Barreto

foto

No dia 9 de maio será exibido o documentário “Lima Barreto: um nome por ele só”, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ), na Praia Vermelha.

O documentário é o primeiro produto final do projeto “Memória em vídeo”, coordenado pelo professor Gabriel Collares. Com a proximidade do dia 13 de maio, data em que se comemora 117 anos da assinatura da Lei Áurea e 126 anos do nascimento de Lima Barreto, é oportuno lembrar não só do fim da escravidão no Brasil como também de personalidades que se destacaram como ícones nacionais.

 

 


XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural

foto

A XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural recebe inscrições de resumos do dia 16 abril até às 17h do dia 16 de maio de 2007.

Veja o Edital no site: http://www.pr2.ufrj.br.

Antecipando a inscrição de seus trabalhos no Espaço SIGMA (http://www.sigma.ufrj.br), você evitará o acúmulo e as dificuldades de registro nos últimos dias do prazo.

 

 

 

 

 

 

 


Inscrição para Bolsa de Intercâmbio Científico Brasil-França

foto

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) está com inscrições abertas para o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-França, que apóia projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior dos dois países. O prazo para apresentação de propostas de projetos vai até 11 de maio. Informações pelo site: www.capes.gov.br.

 

 

 

 


Cineclube Cinerama promove pré-estréia de "Baixio das Bestas"

foto

O filme entra em cartaz no dia 11 de maio. O cineclube Cinerama, no entanto, trará a pré-estréia para a UFRJ no dia 9 do mesmo mês, quarta-feira, às 17h.

Após a sessão, haverá o debate com o diretor e os atores Caio Blat e Matheus Nachtergaele, além da mediação da diretora da Escola de Comunicação, Ivana Bentes.

O evento se realizará no salão Moniz Aragão, no Forum de Ciência e Cultura, que fica no segundo andar do mesmo prédio da Escola de Comunicação da UFRJ, Campus Praia Vermelha.

 

 

 

 

 


III Feira do livro das Editoras Universitárias do Rio de Janeiro

foto

As editoras da UFRJ, FIOCRUZ, UFF, UFRRJ e UERJ promovem de 14 a 18 de maio, no Campus da Praia Vermelha, ao lado da piscina, entre 9h e 18h, a III Feira do livro das Editoras Universitárias do Rio de Janeiro, onde as obras expostas estarão sendo vendidas com 50% de desconto.

Dia 16 de maio, quarta-feira, às 12h30min, no mesmo local, acontecerá a apresentação do Coral do CCJE, regido por Cristina Canosa.

 

 

 

 

 

 


Quintas de Diálogos

foto

O projeto Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e os espaços populares promove o terceiro encontro do Ciclo de debates: Quintas de diálogos com o tema "Universidade : autonomia acadêmica e comprometimento político social", que será realizado no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (Campus da Praia Vermelha) no próximo dia 17 de maio, às 14h. Com as presenças da professora Laura Tavares, pró-reitora de extensão da UFRJ e do professor Jorge Barbosa, do Programa de Pós-graduação de Geografia da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do Observatório de Favelas.