Resenha

Serviço Social e Políticas Sociais

 

capa do livro

O pressuposto básico deste livro é o de que o serviço social, como profissão prático-interventiva, tem um importante papel no processo de construção da democracia no Brasil. Isso explica a ênfase dada aqui à legislação que normatiza as políticas sociais, concebidas como um dos elementos determinantes no processo de articulação entre as lutas sociais e o Estado na busca pela garantia de direitos.

O Estado democrático de direito, bem como a afirmação do cidadão como sujeito de direitos, foi reafirmado juridicamente em nosso país a partir da Constituição Federal de 1988. Esta constituição já é, em si, uma conseqüência do processo de lutas que a sociedade brasileira iniciou para resgatar sua condição de sociedade livre. Mas este foi apenas o começo de uma longa batalha pela emancipação social, que é tarefa de todo o povo. Um dos desafios que se apresenta agora à sociedade brasileira é precisamente o de fazer da letra da lei uma prática social efetiva.

São protagonistas destas lutas sociais, entre outros, os diversos segmentos profissionais que, a partir de seus campos específicos de saber desempenham um significativo papel histórico-político no processo da construção democrática. Com sua especificidade prático-interventiva, o serviço social ocupa espaço privilegiado nessa construção, na medida em que — lidando diretamente com a discussão e implementação das políticas sociais — pode ter um peso decisivo na efetiva conversão do usuário dos serviços sociais num cidadão sujeito de direitos.

Numa sociedade caracterizada pela presença de um Estado que, não poucas vezes, massacrou os que ousaram lutar pela liberdade, refletir sobre o papel que os assistentes sociais têm na afirmação da idéia do direito como prática cotidiana na prestação de serviços sociais é um desafio que deve se converter na tarefa mais urgente de toda uma categoria.

Este livro tem como meta contribuir para o processo de reflexão dos assistentes sociais e, sobretudo, dos alunos que irão em breve fazer parte desta categoria, a qual tem como marca de sua trajetória a luta cotidiana e incansável por justiça social. No contexto do Estado de Direito, esta luta assume uma dimensão concreta na batalha pela implementação de políticas sociais cada vez mais abrangentes e universais.

Organizadores: Ilma Rezende e Ludmila Fontenele Cavalcanti

Editora UFRJ / Série Didáticos

Ano: 2006