Cursos e Palestras

Software Livre no IFCS

Imagem 1

O Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS), o Departamento de Informática do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) e o Grupo de Usuários do BrOffice.org Rio de Janeiro (GUBrO-RJ) promoverão, nos dias 5 e 6 de junho, evento "Software Livre no IFCS". No evento — aberto ao público — serão ministradas palestras e mini-cursos sobre Software Livre, BrOffice.org e padrões abertos.

Logo em seguida, será realizado o 1º Encontro Estadual BrOffice.org Rio de Janeiro, onde os membros do GUBrO-RJ e demais interessados discutirão os rumos do projeto BrOffice.org no Estado.

As inscrições terão um valor simbólico de R$ 2,00 e serão feitas no dia do evento. Ao final, os participantes das palestras e mini-cursos receberão um certificado de participação.

As palestras do dia 5 acontecerão na sala 106, e os cursos do dia 6, no Laboratório de Informática 2 (3º andar).

Mais informações pelo e-mail gubro-rj@listas.broffice.org e no site www.openoffice.org.br/gubro-rj.

Programação:

Terça-feira (05/06): Palestras

- 12:15 - 13:45: Filosofia do Software Livre (Júlio C. Neves - Professor UniRio);

- 14:00 - 15:30: Uso do BrOffice.org no Meio Acadêmico (Davison Paulo e NataliaWanick);

- 15:45 - 17:15: Padrões: o momento atual (Cezar Taurion - Gerente da IBM).

Quarta-feita (06/06): Mini-Cursos

- 09:00 - 12:00: BrOffice.org Editor de texto (Claudia Márcia Viana);

- 12:30 - 15:30: BrOffice.org Planilha Eletrônica (Marcio dos Anjos).

 


Poeta e professora da UFRJ é homenageada pelo Forum Poesia

Imagem 1

O Forum Poesia desta quarta, 6 de junho, homenageia a poeta Helena Parente Cunha. O evento acontece no Salão Dourado do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, às 19h, e conta com a participação da contadora de histórias e professora de Origami, Márcia Bloch, do professor de Letras da UniverCidade e pesquisador da Cátedra de Leitura da Unesco na PUC-RJ, Érico Baga e da cantora Luana Moane. Entrada franca.

Além da leitura e dos poemas em forma de música, haverá performances dos poetas Armando Carvalho, Cristina da Costa Pereira, Flávio Dorea, Glória Horta e Paula Padilha. Os alunos-poetas da UFRJ, Maurício Camarelli e Dinho, também se apresentam. O Forum Poesia acontece todas as quartas, às 19 h, sempre com homenagem a grandes figuras do movimento poético nacional.

 


Seminário no Valongo

M. J. Barlow, do University College London, ministrará palestra em inglês, no dia 6 de junho, 16h, no Observatório do Valongo, localizado na Ladeira do Pedro Antônio, 43, Centro, sob o título “Mid-IR Spitzer and Gemini studies of dust production by young core-collapse supernovae”. Mais informações é 2263-0685.

 


Transtorno obsessivo-compulsivo é tema de palestra no IPUB

Imagem 1

No dia 29 de junho, a sessão do Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ) abordará o tema "O tratamento farmacológico do transtorno obsessivo-compulsivo", com o professor Leonardo Fontenelle.

O evento terá início às 10h30, no auditório Leme Lopes, do IPUB, que fica na av. Venceslau Brás, 71, fundos – Campus da Praia Vermelha.

 

 

 


O tema da fragilidade do poder e da felicidade na poesia e na história

Imagem 1

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "O tema da fragilidade do poder e da felicidade na poesia e na história gregas", que será ministrado pela professora Ana Maria G. de Tobia (Universidade Nacional de La Plata - Argentina), nos dias 20, 22, 25 e 27 de junho, na sala 310 do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ).

A inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 18 de junho na sala da Pós-graduação em História Comparada (no IFCS). Vagas limitadas.

O curso é promovido pela Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC); pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (PPGLC); pelo Programa de Pós-graduação em Lógica e Metafísica (PPGLM); Laboratório de História Antiga (LHIA) e do Programa de Estudos em Filosofia Antiga (PRAGMA). E conta ainda com o patrocínio de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2/UFRJ).

O IFCS está localizado no Largo São Francisco de Paula, nº1 - Centro do Rio de Janeiro. Para outras informações: 2221-4049.

 


I Ciclo de Palestras Papo de Campus

Imagem 1

Organizado pela Copa Campus, o evento vai para sua terceira semana, com o tema "O Negócio Esportivo - Top Sports e a TV Esporte Interativo", com Maurício Portella, diretor de Conteúdo da TV Esporte Interativo.

A palestra acontecerá no dia 11 de junho, às 9h30, no Salão Pedro Calmon - Forum de Ciência e Cultura da UFRJ - Av. Pasteur, 250 - Urca.

A entrada é franca.