De Olho na Mídia

Cientistas criam nova substância que pode substituir quimioterapia

 

RIO - Cientistas brasileiros desenvolveram, a partir de plantas, uma nova substância contra o câncer que, em testes preliminares em laboratório, se revelou mais eficaz e menos tóxica do que os produtos usados atualmente como quimioterápicos, segundo reportagem do jornal "O Globo". Publicada na revista européia "Biorganic Medicinal Quemistry", a pesquisa ainda vai testar os efeitos do produto em camundongos.

— As pesquisas, de um modo geral, partem de substâncias já conhecidas nas plantas por meio das tradições indígenas, do conhecimento oral que passa de família em família - explica Marcos Moraes, coordenador do Programa de Oncobiologia da UFRJ, uma rede integrada de pesquisas sobre o câncer.

No caso da nova substância, estudada nos laboratórios de Química Biorgânica e de Imunologia da universidade, os cientistas foram além e aperfeiçoaram a molécula, tornando sua forma sintética mais eficiente que a natural. A nova molécula criada pelos cientistas tem como alvo justamente células que apresentam o que se chama de resistência a múltiplas drogas. A substância mostrou também baixa toxicidade.

Veículo: Globo Online – RJ – DF   Data: 03/07/2007   Editoria: Ciência