Cursos e Palestras

Ciclo de palestras na Casa da Ciência

Imagem 1

A Casa da Ciência da UFRJ realiza o ciclo de palestras “Ciência às 6 e Meia”, que coloca em pauta a violência contra o meio ambiente e o descaso do homem diante das catástrofes naturais.

A primeira palestra ocorre dia 1º de agosto com o tema “Conseqüências econômicas, políticas e sociais das transformações do meio ambiente no século XXI” com a análise da responsabilidade do ser humano em relação ao meio ambiente, a manutenção do padrão de consumo de países mais ricos, mudanças climáticas, entre outras.

Os próximos encontros se darão em 5 de setembro:“Outro setembro diante da guerra” — 3 de outubro:“Catástrofes terrestres naturais e induzidas” — e 7 de novembro: “Pão e vinho: arte e ciência”.

O “Ciência às 6 e Meia” será promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/RJ), com o apoio da FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia. O evento será na Casa de Ciência da UFRJ — Rua Lauro Müller 3, Botafogo — entrada franca. Para outras informações acesse www.cciencia.ufrj.br.

 

 


Seminário de Estudos Clássicos no IFCS

Imagem 1

Estarão abertas do dia 1º a 31 de agosto as inscrições para as sessões de comunicações do Seminário “Ousia de Estudos Clássicos — A Poética de Aristóteles”. O evento acontece de 15 a 19 de outubro de 2007, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

O Seminário Ousia de Estudos Clássicos é um evento organizado pelos Programas de Pós-graduação em Filosofia e em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF e PPGLC) com o objetivo de fomentar o diálogo e o intercâmbio entre os pesquisadores especialistas em Antigüidade Clássica, especialmente nas áreas de Filosofia e Filologia e preparar o II Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos, que será realizado em 2008.

Outras informações: www.ifcs.ufrj.br/~fsantoro/ousia/seminario_poetica.htm.


Colóquio Internacional “Desafios Urbanos no Brasil e na África do Sul”

Imagem 1

De 9 a 12 de setembro acontecerá o Colóquio Internacional “Desafios Urbanos no Brasil e na África do Sul — Construindo uma Agenda para a Cooperação em Ensino e Pesquisa”, resultado de esforços de cooperação brasileiro-sul africana levado a cabo nos últimos anos, através do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ETTERN/IPPUR/UFRJ) e do Laboratório Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (LABHAB/FAU/USP. O colóquio oferecerá a oportunidade para compartilhar resultados de pesquisa e experiências de ensino que permitam: a) comparar mecanismos, lógicas e dinâmicas de estruturação dos espaços urbanos no Brasil e África do Sul; b) intensificar a cooperação Sul-Sul, favorecendo a necessária interpelação de modelos teórico-conceituais e metodológicos elaborados nos países centrais; c) estabelecer agenda de cooperação em ensino e pesquisa no campo do planejamento e estudos urbanos e regionais.

O colóquio terá mesas redondas e sessões temáticas (para apresentação e discussão de resultados de pesquisas). Os participantes das mesas e sessões temáticas serão 40 pesquisadores seniores convidados, sendo 20 de cada país.

O número de inscrições é limitado. Os interessados em participar devem entrar em contato com Ynaê Lopes do Santos, pelos telefones: (55 21) 2598 1676 e (55 21) 8232 1497 ou pelo e-mail coloquiobras@ippur.ufrj.br.


Seminário sobre áreas protegidas e inclusão social

Imagem 1

Estão abertas as inscrições para o III Seminário Brasileiras sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (III SAPIS). O evento tem como tema a “Gestão Participativa de Áreas Protegidas” e é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos/UFRJ), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais da UFRRJ.

O SAPIS ocorre em Teresópolis, de 11 a 14 de novembro. O envio de trabalhos pode ser feito até o dia 31 de agosto. Mais informações no site http://www.ivt-rj.net/sapis ou pelo e-mail: sapis3@yahoo.com.br.