Cursos e Palestras

Política de Ações Afirmativas é tema de debate na UFRJ

Imagem 1

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Projeto Conexões de Saberes realizam o seminário "As ações afirmativas e o desafio da democratização do acesso e da permanência no ensino superior", que discute os temas As políticas de ações afirmativas: as polêmicas em torno da igualdade e da diferença; O sistema de cotas nas universidades públicas e a qualidade do ensino; As ações afirmativas para além das cotas e Desafios para a UFRJ: explorando novas fronteiras entre a igualdade e excelência no ensino superior.

A programação conta com a presença do reitor da UFRJ Aloisio Teixeira e da pró-reitora de Extensão Laura Tavares Soares, além da contribuição de representantes da UERJ, UNEB, UFSCar, UFBA, USP e Unicamp para a formação das mesas-redondas.

O evento acontece nos dias 20 e 21 de agosto, das 9 às 18h, no Auditório Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha. Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo telefone (21) 2598-9261, pelo site www.pr5.ufrj.br , ou pelo e-mail açõesafirmativas@gmail.com .

 


Programa de Estudos Medievais da UFRJ realiza palestra

Imagem 1

O Programa de Estudos Medievais (PEM), do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, realiza a palestra "Que vantagem eu recebi por ter-me separado desta geração?" , sobre sectarismo e disputa religiosa no Evangelho Apócrifo de Judas, ministrado pelo professor Valtair Afonso Miranda, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

O evento acontece dia 24 de agosto, às 18h, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), que fica no Largo de São Francisco, nº1, Centro, Rio de Janeiro, sala 106.

As atividades do PEM são gratuitas.

 


VIII Encontro de Ciência Empírica em Letras

Imagem 1

O ramo brasileiro do Grupo de Pesquisa Research and Development in Empirical Studies (REDES) e o Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada anunciam a realização da 8ª edição do Encontro de Ciência Empírica em Letras (ECEL), que tem como tema “Ver e visualizar: Letras sob o prisma empírico”. O evento será realizado na Faculdade de Letras da UFRJ (Campus Fundão) nos dias 18 e 19 de outubro de 2007 (quinta e sexta), com os objetivos de promover a troca de experiências de pesquisadores a partir do tema do encontro; divulgar pesquisas empíricas; estimular a formação de novos pesquisadores.

Os convidados serão Branca Falabella Fabrício (UFRJ), Heidrun Krieger Olinto (PUC-Rio), Luis Paulo Vieira Braga (UFRJ) e Stella Tagnin (USP). Durante as palestras serão consideradas propostas relacionadas, mas não limitadas, aos seguintes tópicos: Ciência Empírica da Literatura; Estilística Pedagógica; Estudos Culturais; Estudos Interculturais; Leitura Literária e Afeto; Lingüística Aplicada; Lingüística de Corpus; Uso de tecnologias da informação na pesquisa em Letras.

Para participar os interessados deverão submeter as propostas, redigidas em Inglês e em Português, através da página do evento na internet (http://www.letras.ufrj.br/ecel), até 19 de agosto de 2007. Os tipos de apresentação serão Comunicações e Pôsteres.

Mais informações podem ser obtidas nos endereços www.letras.ufrj.br/ecel, http://www.redes.lmu.de (Internacional) e http://www.letras.ufrj.br/redes (Ramo brasileiro), ou pelo e-mail ecel_redes@yahoo.com.br.


Oficina Mensal de Planejamento Urbano e Regional

Imagem 1

O Auditório da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) sediará, dia 6 de agosto, às 9h a Oficina Mensal de Planejamento Urbano e Regional 2007, com o tema “A (in) segurança cotidiana: violência nas áreas populares do Rio de Janeiro”. Os palestrantes são Julita Lemgruber, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania/UCAM; Jorge Barbosa, do Observatório de Favelas e Departamento de Geografia/UFF; Michel Misse, do Laboratório de Estudos sobre a Violência – IFCS/UFRJ.

 


I Curso de Especialização em Essências Florais

Imagem 1

Estão abertas, até o dia 9 de agosto, as inscrições para o I Curso de Especialização em Essências Florais, sob coordenação da professora Rosane Mara Pontes de Oliveira. O curso, que objetiva oferecer os conhecimentos fundamentais do tema, tem como pré-requisito ter graduação superior completa.

As fichas de inscrição devem ser baixadas no site http://www.hesfa.ufrj.br/indexcursos.html e as cópias dos documentos para seleção (diploma da graduação; carteira do Conselho Regional; Carteira de Identidade; duas fotos 3x4 recentes e o requerimento preenchido) devem ser entregues ou remetidas à Divisão de Desenvolvimento Acadêmico Científico do Hospital Escola São Francisco de Assis DAC/HESFA, para que os candidatos passem por um processo de triagem curricular.

O curso, com início no dia 8 de setembro, tem duração de 12 meses, com aulas ministradas no 2º e 4º sábado de cada mês, em período integral – 8h às 17h. A Divisão de Desenvolvimento Acadêmico Científico do Hospital Escola São Francisco de Assis fica na av. Presidente Vargas, nº 2.863, Cidade Nova, CEP: 20210 - 030. A divulgação do resultado de seleção acontece no dia 15 de agosto.


IX Semana de Biomedicina da UFRJ

Imagem 1

Estão abertas as inscrições para os mini-cursos ministrados na IX Semana de Biomedicina da UFRJ, que acontece entre os dias 13 e 17 de agosto no Centro de Ciências da Saúde, no campus do Fundão.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas até o dia 10 de agosto, pelo e-mail sembiomedufrj@gmail.com, ou ainda no Centro Acadêmico de Biomedicina, no bloco L do CCS, até o dia 13 de agosto. Mais informações no site www.ufrj.br/biomedicina/semana.