Agenda

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

foto

Entre os dias 3 e 6 de outubro, acontecerá a quarta edição da  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema é a Terra. Na UFRJ, as atividades serão realizadas no hangar da Cidade Universitária, onde as pesquisas acadêmicas realizadas na instituição estarão representadas por alguns dos programas e projetos de pesquisa e extensão que buscam a preservação e a conservação do planeta. O evento, realizado anualmente pelo Ministério da Ciência e  Tecnologia, em parceria com as instituições de ensino e pesquisa, visa difundir a inovação tecnológica entre a população.

Durante a Semana, o hangar, sede do Núcleo Interdisciplinar UFRJmar, será transformado em um grande centro de exposições, com direito a espetáculos teatrais, muro de escalada e oficinas. Entre elas, uma oficina de produção de pequenas embarcações, mostrando diferentes formas de construir modelos náuticos assim como as vantagens e desvantagens de cada um. Haverá também passeios de barco pela região e o público receberá noções básicas de vela, podendo assumir o comando da embarcação sob a supervisão do instrutor.

Outro parceiro na difusão da ciência e tecnologia é a COPPE, que vai abrir as portas do Laboceano, um laboratório que possui o mais profundo tanque oceânico do mundo.

As inscrições para a programação da UFRJ podem ser feitas pelo telefone: 2598-1892. Confira a programação completa da Semana na UFRJ em www.pr5.ufrj.br/snct.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

foto

Durante os dias 1º e 3 de outubro, a Escola de Comunicação da UFRJ promoverá o Seminário de Assessoria de Imprensa, das 9h30min  às 12h30min, no salão Moniz de Aragão. No encontro, assessores de imprensa atuantes no mercado irão compartilhar suas experiências profissionais com  professores, estudantes, colegas e também com aqueles que desejam aprender mais sobre a profissão.

Entre os palestrantes convidados estão Ana Julião, da Inpress Novelli, e Ângela Mattos, da 2MS, para debater sobre Assessoria de Imprensa e a construção de uma imagem; Cíntia Barreto, do Banco do Brasil, e Claudia Noronha, do MinC,  para discutir Assessoria de Imprensa, administrando informações; Sergio Pugliese, da Approach, e Lucio Pimentel, da Petrobras, para falar sobre Assessoria de Imprensa e a arte de lidar com os meios de comunicação.

O Forum de Ciência e Cultura também trará na primeira semana de outubro, 1º a 5, a III Semana de Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). Durante o encontro científico serão  apresentados os principais resultados da pesquisa realizada por seus professores e estudantes. O evento, coordenado pelos professores Tamara Cohen Egler e Orlando Junior, comemora os 35 anos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Além dos encontros científicos e acadêmicos, o Forum realiza mais uma apresentação do projeto Música no Forum com o Encontro de Corais, dia 26 de setembro, às 18h30.

Para conferir a programação completa do Forum de Ciência e Cultura, acesse www.forum.ufrj.br.


Caminhos do passado, mudança no futuro

foto

O Departamento de Geologia da UFRJ em parceria com a Casa da Ciência realizam, entre os dias 6 de outubro de 2007 e 27 de janeiro de 2008, a exposição interativa Caminhos do passado, mudanças no futuro, das 9 às 20 horas, de terça a sexta; e das 10 às 20 horas, sábados, domingos e feriados.

O evento é uma viagem no tempo geológico e conta a trajetória das modificações que deram origem ao território brasileiro e às jazidas de petróleo. Os participantes irão atravessar uma floresta jurássica, se deparar com crocodilos, fósseis, rochas do período Cretáceo e conhecer os processos de formação do petróleo e os microorganismos que o originaram. Além de acompanhar a montagem da réplica de um fóssil dinossauro.

Centro Cultural Prof. Horácio Macedo

foto

A Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ realiza, entre os dias 26 a 28 de novembro, o 4º Congresso de Extensão da UFRJ, no Centro Cultural Horácio Macedo, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – Cidade Universitária.

A apresentação de trabalhos no Congresso é obrigatória aos coordenadores e estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFRJ), sendo facultada aos outros docentes, estudantes e técnicos-administrativos da instituição.

As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 30 de setembro no site www.pr5.ufrj.br. A comissão avaliadora aceitará a inscrição de trabalhos com referência exclusiva a programas e/ou projetos ligados à extensão da UFRJ, conforme as seguintes áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho, tecnologia e produção.

 


COPPE oferece mestrado em Engenharia Biomédica

foto

Até o dia 29 de novembro, o COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e pesquisa de Engenharia) está com as inscrições abertas para seu mestrado em Engenharia Biomédica.O curso é voltado aos profissionais de Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Engenharias, interessaos em se qualificar nas áreas de Instrumentação Biomédica, Processamento de Sinais e Imagens Médicas, Ultra-Som, Engenharia Pulmonar, Engenharia de Sistemas de Saúde e Engenharia Clínica. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2562-8630 ou no website http://www.peb.ufrj.br


UFRJ comemora 100 anos de Caio Prado Júnior

foto

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em conjunto com o Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Tauile (LEMA), o laboratório de Economia Política da Saúde (LEPS) e o Instituto de Economia, promoverá os 100 anos de Caio Prado Jr., em comemoração ao centenário de nascimento do historiador paulista que se notabilizou ao longo de sua trajetória intelectual e política como um dos maiores intérpretes do Brasil.

O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, no salão Pedro Calmon, localizado no Palácio Universitário da UFRJ (campus da Praia Vermelha, avenida Pasteur, 250, 2º andar, Urca).

A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. Não será preciso fazer inscrição.
Na programação constam mesas de debate sobre a vida e obra do autor, a formação sócio-econômica do Brasil, o pensamento político, a historiografia nacionais e a questão agrária. Nomes de peso da universidade brasileira, como Aloísio Teixeira (reitor da UFRJ), Francisco de Oliveira (FFCH/USP), Plínio de Arruda Sampaio Jr. (IE/UNICAMP), Bernardo Ricupero (FFLHC/USP), Gildo Marçal Brandão (FFLHC/USP), José Paulo Netto (ESS/UFRJ), Paulo Teixeira Iumatti (IEB/USP), Marcio Henrique de Castro (BNDES) e Rubem Murilo Leão Rego (IFCH/UNICAMP) já confirmaram presença. Confira a programação completa no site: www.ufrj.br/noticias.

Para mais informações, contatar os membros da comissão organizadora: profª Maria Malta (Instituto de Economia/UFRJ), mariammalta@yahoo.com.br,  (21) 9641-2695 e Rodrigo Castelo Branco (membro do Laboratório de Estudos Marxistas - LEMA), rodrigo.castelo@gmail.com, (21) 8870-1917.


Últimos dias para a inscrição da VII Semana de Estudos Medievais

foto


Encerram-se nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, as inscrições para VII Semana de Estudos Medievais: dez anos do PEM. O evento será realizado de 28 a 30 de novembro no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

As inscrições devem ser feitas na sala do Programa de Estudos Medievais (PEM), 325 B, no prédio do IFCS, das 14 às 17 horas. O IFCS está localizado no largo de São Francisco de Paula, nº 1, no Centro do Rio de Janeiro. A programação e outras informações sobre o evento podem ser encontradas na página: http://www.pem.ifcs.ufrj.br/VIISem.html.

 


Jogo Coreográfico

foto

O projeto Jogo Coreográfico lança, nos dias 29 e 30 de setembro, das 17 às 19 horas, seu documentário, lançado internacionalmente na Cidade do México.

O projeto celebra seus três anos de existência sob a concepção e direção de Lígia Tourinho e tem como proposta a pesquisa da composição coreográfica em dança contemporânea nas vertentes pedagógica, performática e reflexiva.

O evento envolve um final de semana (29 e 30/ 09) de festas e performances no Parque das Ruínas e uma temporada do espetáculo Desculpe, eu sou chique, durante o mês de outubro no teatro do brechó, em Laranjeiras.


UFRJ em vídeo

foto

Na UFRJ em Vídeo desta semana, você vai ver a entrevista com os professores Roberto Novaes (IFCS) e Joana Garcia (ESS), que analisam o trabalho infantil. O primeiro traça o perfil da situação no campo com cenas de seu filme, enquanto a professora fala do que ocorre na cidade. Saiba mais sobre o primeiro trem de levitação magnética desenvolvido no país, capaz de circular dentro do campus da Ilha da Cidade Universitária. O projeto foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (LASUP) da COPPE, UFRJ. Conheça o Centro Regional de Informação de Medicamentos (CRIM) da Farmácia Universitária que esclarece dúvidas de profissionais da área e de usuários com relação ao uso de fármacos. O Circuito UFRJ traz sempre as informações dos melhores eventos que acontecem esta semana na universidade.

Agora, na UFRJ Em Vídeo.

Acesse www.webtv.ufrj.br