Zoom

FACC conquista quatro premiações no VIII Geraldo de La Rocque



Cinthia Pascueto

imagem zoom

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC/RJ) realizou neste ano a VIII premiação Geraldo de La Rocque, que contempla os cinco melhores trabalhos de mestrado na área de Ciências Contábeis. Destes prêmios, o Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UFRJ conquistou quatro, inclusive o primeiro lugar. Todas as pesquisas foram orientadas por José Ricardo Maia de Siqueira, coordenador do Programa, que falou ao Olhar Virtual sobre os trabalhos e a importância da premiação para a Universidade.

José Ricardo conta que a pesquisa “Análise da utilização dos indicadores essenciais da Global Reporting Initiative nos relatórios sociais de empresas latino-americanas”, de Fernanda de Medeiros Carvalho, ficou em primeiro lugar. O segundo colocado foi “Indústrias de pequeno porte e o orçamento de capital: um estudo sobre análise de investimentos na Baixada Fluminense”, de Márcio Araújo Resende. Já “Balanço social nos mais influentes periódicos acadêmicos internacionais de Contabilidade”, de Fernanda Amorim, e “Avaliação de empresas em perícias contábeis”, de Mabelle Martinez Montandon, ocuparam, respectivamente, quarto e quinto lugares.

Para ele, todos esses trabalhos mostram maturidade do programa de Mestrado. “Esse primeiro trabalho é decorrência de uma pesquisa que fizemos ligada à dissertação de mestrado de Fernanda de Medeiros. Ele nasceu da vontade de tentar entender como as empresas estavam usando um modelo internacional de balanço social, a partir de uma preocupação significativa com a causa social que acredito não ‘ter par’ dentro dos demais programas de contabilidade do país” explica Siqueira.

José Ricardo esclarece então que o trabalho primeiro colocado analisa como as empresas utilizam os indicadores da GRI, mecanismo de esforço social que estabelece diretrizes para padronização de relatórios de sustentabilidade. “Em determinado momento começamos a notar que as empresas afirmavam publicar alguns indicadores, em que, se confrontados com o que a GRI solicitava, percebiam-se discrepâncias”, conta o coordenador, observando que muitas vezes é informado apenas parte do que os indicadores exigiam ou dados discrepantes em relação ao solicitado.

Siqueira lembra que a constatação deu origem a um primeiro trabalho, apresentado em um seminário internacional no ano passado. “Esse primeiro trabalho teve o foco nas empresas nacionais e na criação de um indicador de aderência, ou seja, que atende ao que a GRI solicita”, recorda o professor, que completa: “Na dissertação de mestrado de Fernanda de Medeiros, então, foi aplicada essa análise, com contribuição dupla: por estudar um universo maior, das empresas latino-americanas, e por criar um novo indicador, mostrando dados que haviam sido omitidos pelas empresas, com justificativa”, analisa.

O coordenador afirma, então, que essas premiações são um coroamento ao esforço do Mestrado nos últimos anos para aumentar a produção acadêmica e aprimorar sua excelência. “Em 2004 fizemos uma série de reformulações no Mestrado, criando uma única linha de pesquisa segmentada em vários grupos, como aqueles aos quais pertencem os trabalhos, todos registrados no CNPq. Merecer quatro das cinco premiações e ainda ter um dos nossos trabalhos considerado o melhor apresentado, mostra que estamos na direção certa”, comemora José Ricardo, mostrando que o programa tende a se destacar cada vez mais: “Um dos objetivos futuros da Pós-graduação da FACC/UFRJ é abrir o curso de Doutorado em Ciências Contábeis, dando continuidade e aprofundamento à excelência de nossos trabalhos.”