Tome Nota

História a favor da vida

Julia Vieira

imagem tome nota

A ONG Viva e Deixe Viver recruta voluntários para o projeto “Contadores de Histórias”, que busca envolver as crianças e adolescentes hospitalizados com entretenimento, cultura e informação educacional. No segundo semestre de 2007, 16 voluntários foram selecionados para garantir essas atividades no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). A procura de voluntários é maior para o IPPMG, localizado na Cidade Universitária, mas há vagas em outras unidades onde o projeto funciona.

O projeto tem como proposta formar mediadores de leitura e instalar espaços com livros de literatura infantil e juvenil, permitindo a vitalidade da saúde psíquica dos jovens pacientes internados ou em atendimento ambulatorial. Sônia Motta, coordenadora do núcleo de Humanização do IPPMG, destaca como benefício do empreendimento a possibilidade de “propiciar o alívio de tensões e as mudanças favoráveis no quadro psicológico das crianças, além de facilitar a integração entre elas, seus familiares e o corpo funcional do hospital através da mediação de leitura”. 

Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.vivaedeixeviver.org.br  e preencher o formulário disponível até o dia 15 de janeiro de 2008. Para se integrar ao projeto, o voluntário passa por um curso preparatório com duração de cerca de 5 ou 6 meses, realizado um sábado por mês e por um estágio de 3 semanas.

Para mais informações, entrar em contato com Regina Fonseca, uma das coordenadoras do projeto, e-mail: reginaa.fonseca@globo.com, telefone: 9105-4766.