Agenda

UFRJ no combate à dengue

foto

Demonstrando o empenho da comunidade acadêmica da UFRJ no combate à dengue, o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ) promove, no dia 2 de abril, a mesa-redonda A dengue em foco no IESC – A visão de especialistas. O debate contará com a presença dos pesquisadores Roberto de Andrade Medronho, chefe do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM/UFRJ); Celso Ferreira Ramos Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia; Diana Maul de Carvalho, coordenadora de Extensão do Centro de Ciências da Saúde e docente  do Departamento de Medicina Preventiva da FM; o professor e infectologista Maulori Cabral, do Instituto de Microbiologia; e o pesquisador Edimilson Migowski, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG).

O evento, que visa discutir a importância de uma ação conjunta da população na luta contra a doença, acontecerá no auditório Nobre do IESC, a partir das 9h. A entrada é franca.


Fórum exibe filmes taiwaneses

foto

Nesta semana, o Fórum na Tela apresenta a mostraHsiao-hsien Hou, com filmes do importante cineasta taiwanês. No dia 2, será exibido A Time to Live & a Time to Die (1985, 138 min); no dia 3, Dust in the Wind (1986, 109 min) ambos no salão Moniz de Aragão; e no dia 4, Three Times(2005, 132 min) no salão Pedro Calmon. Na quinta e na sexta haverá também debate com Ruy Gardnier e André Keiji após a exibição dos filmes. O evento acontece sempre das 18h30 às 22h e a entrada é franca.

Na quinta-feira (3/4), a Coordenação de Programas de Estudos Avançados (COPEA) realiza mais um encontro científico. Desta vez, o evento acontecerá no auditório da Academia Brasileira de Ciências, localizada na rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar – Centro. A conferência, intitulada Células Tronco e Doenças Neurológicas, será proferida por Rosália Mendez-Otero, professora do Instituto de Biofísica da UFRJ. O encontro ocorre das 17h30 às 20h30 e tem entrada franca.

Para fechar a semana, a programação do Fórum de Ciência e Cultura traz o lançamento do livro Niemeyer – 100 anos. Durante o evento, haverá também uma mostra de cartazes, fotos, charges e maquete, além de leitura de poemas, contos e recital de música. Roberto Segre, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ), irá proferir uma palestra sobre o célebre arquiteto e sorteará 100 exemplares da obra. O lançamento acontece das 16h às 21h, nos salões Dourado, Moniz de Aragão e Vermelho.

Já no dia 7, o Fórum promove a série Música no Fórum, com apresentação do Coro Infantil da UFRJ interpretando obras de Gabriel Fauré e Marcos Leite. A regência é de Maria José Chevitarese. O musical ocorrerá no salão Dourado, das 19h às 20h30. No salão Moniz de Aragão, das 13h às 16h30, será realizado o evento A clínica das paixões tóxicas: uma abordagem psicanalítica a partir da apresentação e discussão de filmes. Mais informações com o professor Victor Bento (IP/UFRJ) pelo e-mail vsilvabento@yahoo.com.br.

O Fórum de Ciência e Cultura fica no 2º andar do Palácio Universitário, localizado na av. Pasteur, 250 – Urca.


Lançamento de livro na Maternidade-Escola

foto

Nesta sexta feira (4/4), será lançado no salão Nobre da Maternidade-Escola da UFRJ o livro Sexualidade no novo milênio; trata-se de uma coletânea de artigos sobre a sexualidade na adolescência. Além do lançamento, haverá uma mesa redonda que abordará três polêmicos temas: sexualidade na adolescência à luz da neurociência, gravidez na adolescência e sexualidade na adolescência e religião.

A Maternidade-Escola da UFRJ fica na rua das Laranjeiras, 180, em Laranjeiras. O evento tem início a partir das 9h.


ECO pauta a igualdade na diversidade humana

foto

O curso de Jornalismo de Políticas Públicas Sociais da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) abordará, na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, o tema “Lições africanas para a igualdade na diversidade humana: a questão da não-violência”. Para a palestra, foram convidados a Mãe Beata de Iemanjá e Evandro Ouriques Vieira, professor da ECO e coordenador do curso.

O evento, gratuito e aberto ao público, acontece às 11 horas, no auditório Manuel Maurício de Albuquerque, no campus universitário da Praia Vermelha – avenida Pasteur, 250.

Economia discute o desenvolvimento internacional

foto

O Instituto de Economia da UFRJ promove, nesta quarta-feira (2/4), a palestra “Desenvolvimento: o debate internacional contemporâneo”. Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, o debate será comandado pelo professor Fábio Erber, às 16h30, na sala 102 do IE, no campus universitário da Praia Vermelha – avenida Pasteur, 250.


Possibilidade de intercâmbio para alunos da Politécnica

foto

A Escola Politécnica da UFRJ — que possui diversos convênios firmados com instituições na América do Norte, Europa e América Latina — realiza, na sexta-feira (4), uma palestra ministrada por Mathieu Letraon, professor da Ecole Nationale Supérieure de Techniques Avancées (ENSTA), da França.

O objetivo da palestra é informar aos alunos sobre a possibilidade de intercâmbio com a universidade. Os estudantes que ingressam na ENSTA obtêm a validação dos créditos cursados no exterior após a conclusão da disciplina. O evento ocorre das 12h30 às 13h30, na Escola de Química da UFRJ, localizada na av. Athos da Silveira Ramos, 149 – bloco E do Centro de Tecnologia – sala 212, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.


UFRJ em Vídeo

foto

Na UFRJ em Vídeo dessa semana, você vai ver uma reportagem sobre os cursos da UFRJ. Será que quem tem dúvida sobre qual  carreira seguir conhece todas as opções que a nossa universidade oferece? Entrevistamos professores de três áreas distintas para falar sobre essa questão. O informativo ainda apresenta a Agência de Inovação Tecnológica da UFRJ: saiba como ela auxilia a pesquisa e faz o registro de patentes. Na editoria de serviços, você vai saber mais sobre o Projad, o Programa de Combate ao uso indevido de álcool e outras drogas. No Circuito UFRJ, confira lançamentos de livros e a apresentação do coral infantil da UFRJ.

Acesse www.webtv.ufrj.br

 

 

Anteriores