Tome Nota

Tratamento para dependência química e alcoólica

Julia Vieira

imagem tome nota

Dependentes de bebidas alcoólicas e outras substâncias químicas podem procurar a Unidade de Problemas Relacionados a Álcool e outras Drogas (Uniprad/UFRJ), responsável pelo atendimento de dependentes químicos de ambos sexos, gratuitamente, todas as quintas-feiras, a partir das 9h.

A Uniprad tem como objetivo a construção de uma unidade diferenciada, baseada no tripé diagnóstico, tratamento e reinserção social. Além de oferecer apoio aos dependentes de substâncias químicas, a unidade visa produzir conhecimento e se dedicar ao ensino de temas ligados ao consumo abusivo de álcool e drogas e a outros transtornos destes impulsos, cada vez mais comuns nas sociedades modernas.

Após passar por avaliação de uma equipe multidisciplinar, o paciente é encaminhado para reuniões de grupo. Além do tratamento voltado para os dependentes, a Uniprad disponibiliza grupos de apoio para os familiares destes pacientes.

A unidade fica localizada na avenida Presidente Vargas, nº 2863, Cidade Nova (próximo à estação de metrô da Praça Onze).