Agenda

UFRJ sedia I Fórum de Mídia Livre

foto

No próximo final de semana, a UFRJ sediará o I Fórum de Mídia Livre. O evento, que será realizado nos dias 14 e 15 de junho, é resultado de uma ampla mobilização de jornalistas, acadêmicos, estudantes e ativistas de todo o país em prol da democratização da comunicação e da diversidade informativa.

Durante o encontro, serão discutidos os rumos do movimento social de comunicação da mídia livre no Brasil, com o objetivo de garantir, entre outras conquistas, maior espaço para os veículos da mídia livre nas TVs e rádios públicas, a regulação da distribuição das verbas publicitárias públicas no país e o avanço das microestruturas globais midiáticas.

O I Fórum de Mídia Livre acontecerá no auditório Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura, das 9h às 17h. A mesa de abertura será composta por Emir Sader (UERJ), Ivana Bentes (ECO/UFRJ e Rede Universidade Nômade), Paulo Salvador (veículos impressos), Lucia Stump (presidenta da UNE, pelo movimento social), Bernardo Kucinsky (Jornalismo alternativo e independente), Joaquim Palhares (veículos de internet), e um representante do Intervozes (movimento social das comunicações).

Para participar do encontro, é necessário se inscrever no site www.forumdemidialivre.blogspot.com. O valor da inscrição — quinze reais para o público em geral e cinco reais para estudantes — deve ser pago no dia do evento, junto à secretaria executiva. Serão emitidos certificados de participação para os que compareceram nos dois dias de debates.

O TJ.UFRJ — telejornal on-line da Escola de Comunicação — transmitirá o evento ao vivo através do site www.tj.ufrj.br.


Escola Politécnica recebe Grupo Michelin

foto

Na próxima quinta-feira (12 de junho), a Escola Politécnica recebe o Grupo Michelin para a consolidação de mais uma parceria. No evento, a empresa francesa oficializará o patrocínio à Equipe Michelin/Poli de Fórmula Sae da UFRJ com a doação de pneus para as competições, além de ajuda de custo para demais peças e componentes.

Na ocasião, os representantes da Michelin — José Casimiro, gestor de carreira, e Patrick Martingy, diretor de recursos humanos da empresa — também apresentarão oportunidades de estágios e programas de trainee e ainda premiarão dois alunos da POLI com bolsas de estudos para intercâmbio na França. O grupo francês mantém um convênio com a Escola Politécnica e pretende oferecer bolsas aos estudantes da unidade regularmente.

O encontro acontece a partir das 12h, na sala F-214 do Centro de Tecnologia.


Cinema e Economia no Fórum de Ciência e Cultura

fotoNesta semana, o Fórum na Tela e o CineClube Praia Vermelha apresentam a Mostra Atom Egoyan. A exibição de filmes acontece sempre das 19 às 22h, no Salão Moniz de Aragão e com entrada franca. Nos dias 10 e 11 de junho, serão exibidos, respectivamente, Family Viewing (Canadá, 1987, 86 min) e Speaking Parts (Canadá, 1989, 92 min). No dia 12, após a exibição de Calendar (Canadá, 1993, 75 min), haverá debate com Fernanda Bruno, professora da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), e com Rodrigo Fonseca, jornalista e crítico do jornal O Globo. Na sexta-feira, o filme que encerrará a mostra será The Adjuster (Canadá, 1992, 102 min).
 
Já o Instituto de Economia (IE/UFRJ), em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), promove o Ciclo de Palestras sobre Petróleo no Cinema. O evento, que faz parte da programação de encontros acadêmicos do Fórum, utiliza o cinema como instrumento de reflexão sobre temas de grande importância no que se refere à atuação da indústria de óleo e gás e à percepção de suas ações pela sociedade. Ética, política, responsabilidade ambiental e petróleo serão alguns dos assuntos em debate. Nesta terça (10/06), Syriana – A Indústria do Petróleo, de Stephen Gaghan (EUA, 2005, 126min), será exibido no Salão Dourado. No dia 17/06, a exibição de Uma Verdade Inconveniente, de Davis Guggenheim (EUA, 2006, 100min) acontece no Salão Moniz de Aragão. O encontro é realizado das 18h30 às 21h e com entrada franca. Mais informações pelos telefones 3873-5237 e 3873-5271 ou através do e-mail flaviagm@ie.ufrj.br.

O Fórum de Ciência e Cultura fica no 2º andar do Palácio Universitário, localizado na Av. Pasteur, 250 – Urca.


Faculdade de Direito realiza Simpósio Internacional

foto

Nos dias 12 e 13 de junho, a Faculdade de Direito da UFRJ promove o Simpósio Internacional Teorias Contemporâneas do Direito e Desenhos Institucionais: 20 anos da Constituição de 88. O evento, que terá início dia 11 de junho na PUC-Rio, reunirá palestrantes de universidades do Brasil, EUA, Espanha e Itália. As palestras terão tradução simultânea e entrada gratuita. Confira a programação.

 

11/06 - PUC-Rio

9h às 12h - O Direito e suas Fronteiras

15h às 17h50 - Positivismo(s) e Não- Positivismo(s)

18h às 21h - Cerimonial de Abertura - Direito e Linguagem PUC-Rio

12/06 – FND/UFRJ

9h às 12h - Aspectos Interdisciplinares das Decisões Moral e Jurídica

14h30 - Mesa redonda com a participação dos professores norte-americanos Brand-Ballard

(George Washington University) e David Ritchie (Mercer University)

18h às 21h – Formalismo e Particularismo na Ética e no Direito

13/06 – FND/UFRJ

9h30 às 12h30 – Mesa de Encerramento

A Faculdade de Direito da UFRJ fica na Rua Moncorvo Filho, 8 – Centro. Mais informações pelos telefones 2224-8503 ou 2224-1404.


Música ao meio-dia no Roxinho

fotoO Centro Cultural Horácio Macedo apresenta, no dia 17 de junho, o som da banda Wills. Com influências que passam por grandes nomes da música brasileira — como Noel Rosa, Cartola e Chico Buarque — e por ícones do punk rock e do grunge — Bad Religion, Pearl Jam e Nirvana, por exemplo —, a banda adiciona à sua melodia letras de cunho político que pregam amor, respeito, paz e fidelidade.

O show acontece no auditório do Roxinho, ao meio-dia. O Centro Cultural Horácio Macedo fica no prédio do CCMN, na Cidade Universitária.


Palestra na Quinzena de Gravura

foto

A Quinzena de Gravura — mostra organizada pelos estudantes do curso de graduação em Gravura da Escola de Belas Artes da UFRJ — recebe, nesta quarta-feira (11), os artistas Adir Botelho, Antonio Grosso e Pilar Domingo para a palestra “A Múltipla Arte de Gravar”, que será realizada às 13h no Auditório 614, no 6º andar do Prédio da Reitoria.

A exposição das gravuras feitas pelos alunos da EBA segue até o dia 13 de junho, das 9h às 17h, no hall da Reitoria.


Cátedra Unesco-UFRJ comemora os 200 anos da Faculdade de Medicina

foto

O Centro de Ciências da Saúde recebe, nos dias 16, 17 e 18 de junho, o Simpósio Bases Moleculares e Celulares das Doenças do Século XXI - 200 anos de Medicina no Brasil. O evento, organizado pela Cátedra Unesco-UFRJ de Biologia da Forma e do Desenvolvimento, celebrará os 10 anos da Cátedra, além de fazer parte das comemorações aos 200 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ.

As palestras reunirão pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras para a discussão de temas relacionados ao sistema nervoso, além de estratégias alternativas anti-câncer, tuberculose, doença de Alzheimer, epilepsia e asma, entre outros.

O simpósio acontece a partir das 9h, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, no Bloco K do CCS, na Ilha do Fundão. A programação completa do evento encontra-se disponível em http://www.cendotec.org.br/pdf/facmedicinaufrj.pdf.


Exposição de Carlos Zílio no Banco de Imagens da UFRJ

foto

O Banco de Imagens da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ inaugura uma nova exposição com obras do artista plástico Carlos Zílio.

A obra de Zílio, carioca de 1944, aluno de Iberê Camargo no Instituto de Belas Artes da Guanabara (atual Escola de Artes Visuais do Parque Lage) - foi bastante influenciada pelo clima de protesto político da década de 1960. Naquela época, o vínculo desejado entre arte e realidade social desaguou no pólo da militância aberta contra a ditadura militar. "O meu problema passou a ser fazer política, não estetizá-la", afirma o artista.

Com o olhar de historiador da arte e a alma irrequieta de artista plástico, Carlos Zílio acaba de fazer elogiada exposição na galeria Anita Schwartz e em entrevista ao Jornal da UFRJ (edição de junho de 2008) fala de sua trajetória artística, as vertentes vanguardistas que criaram belos capítulos da nossa história e o momento atual das Artes Plásticas no Brasil.

Confira no endereço www.imagem.ufrj.br alguns dos principais trabalhos do artista reproduzidos a partir do livro Carlos Zílio, editado pela Cosac Naify, de São Paulo, que expõe um panorama completo de sua obra.