Tome Nota

Escola de Comunicação promove concurso nacional
de fotografia

 

Camilla Muniz

imagem tome nota

Visando estimular a reflexão sobre a multiplicidade da cultura brasileira através da linguagem visual fotográfica, a Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ promove o ECOFOTO − 1ª Documenta de Fotografia da ECO. Em sua primeira edição, o concurso organizado pelo Setor de Extensão da escola traz o tema “Eu sou Brasil” e é aberto ao público em geral.

Os interessados poderão participar do ECOFOTO por meio de duas categorias fotográficas: ensaio e fotojornalismo. Cada participante pode inscrever até dois trabalhos por categoria, os quais devem ser apresentados no tamanho padrão de 20x30cm (com ou sem margem), reveladas em papel fotográfico. As fotografias concorrentes — que podem ser coloridas ou em preto e branco — devem ser inéditas. Dessa forma, não serão aceitas cópias ou adaptações de fotos já existentes, nem imagens publicadas ou premiadas anteriormente. No caso de captura digital, a resolução mínima exigida é 3.2 megapixels.

Para concorrer, é necessário preencher a ficha de inscrição disponível em www.eco.ufrj.br. Os candidatos têm até o dia 28 de agosto para entregar as fotografias e a ficha de inscrição na ECO ou para postarem o material para o endereço: Escola de Comunicação, Setor de Extensão – avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha, Urca, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 22290-240.

Os vencedores do ECOFOTO serão conhecidos durante a cerimônia de abertura e premiação do concurso, que será realizada no dia 15 de setembro. As fotografias serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por um professor da escola e por profissionais especializados nas categorias da documenta. Serão consideradas adequação à temática proposta e criatividade do participante, além de aspectos como estética, técnica e qualidade fotográfica. Os trabalhos selecionados pelos jurados serão expostos na Galeria Vitrine da Escola de Comunicação da UFRJ e integrarão o catálogo da mostra.

O regulamento completo do concurso encontra-se no site da escola. Mais informações podem ser obtidas com o Setor da Extensão ECO através do telefone 3873-5066.