Agenda

Escola de Música comemora 160 anos

foto

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EM / UFRJ) elaborou uma extensa programação para a comemoração de seus 160 anos. Para abrir a semana de comemorações, a Escola trará nos dias 11 e 12 de agosto o renomado pianista Arnaldo Cohen que irá aplicar a Master Class das 10h às 16h, na sala da Congregação.

A agenda de concertos, que vai do dia 11 ao dia 16 de agosto, prevê apresentações no salão Leopoldo Miguez, sempre às 18:30h e no hall de entrada da Escola às 12:30h. Essa última com o intuito de atrair um público que normalmente não tem oportunidade de ouvir esse estilo de música. São concertos abertos ao público.

O programa apresentará no dia 11, no salão Leopoldo Miguez, às 18:30h, concertos comemorativos executados pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Ernani Aguiar. Serão obras de compositores que foram alunos ou professores da Escola nesses 160 anos. Dessa forma, o público será contemplado com obras que vão de Francisco Manoel da Silva, autor do Hino Nacional, a Cesar Guerra-Peixe, aluno e professor até a década de 90, por exemplo.

No dia 13 de agosto – dia do aniversário da Escola – haverá o lançamento de dois CDs, o Te Deum Requiem, regido pelo maestro Ernani, e o CD de Modinhas, gravado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como parte da série "A música na corte de D. João VI", com a participação do pianista Marcelo Fagerlande. Haverá ainda lançamento do livro que leva o nome da série do diretor da Escola, André Cardoso.

No dia 14 de agosto serão apresentadas somente obras de autores brasileiros, com destaque para Francisco Mignone.

No dia 15, a música ganha dois grandes reforços: a palavra – na leitura dos textos de S. João, "Quarteto para os Fins dos Tempos" e "O apocalipse", que inspiraram o autor da obra – e a projeção de imagens que comporão a apresentação da obra de Oliver Messian (1908-1992).

No salão Leopoldo Miguez, a Semana de Comemoração será finalizada com uma homenagem à ex-aluna Elza Lakschevitz por sua preciosa contribuição na criação dos corais. Importante figura do cenário musical brasileiro, dirige o coral infantil do Theatro Municipal e é responsável pela formação de muitos regentes de coral.

A entrada é franca para todos os eventos. Mais informações no site http://www.musica.ufrj.br.

 


Curso de Pós-graduação é inaugurado no próximo dia 8

foto

No dia 8 de agosto, acontece a conferência inaugural do curso de Pós-graduação Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil, que discute o cuidado como valor e direito fundamental.

A Conferência conta com a participação de Tânia da Silva Pereira, representante da OAB/RJ no conselho de direito da criança e do adolescente. Os coordenadores do encontro são Marcus Renato de Carvalho, professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, e Marisa Schargel Maia, pesquisadora da Maternidade-Escola da UFRJ.

O evento ocorre no auditório nobre da Maternidade-Escola da UFRJ, na rua das Laranjeiras, 180. O horário de início é às 10h, e a entrada é franca.

 

 

 


Conferência de advogados contará horas de estágio para estudantes

foto

Em comemoração aos 20 anos da Constituição Federal e aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ) promove a Conferência Estadual de Advogados – 2008.

O evento, que ocorre entre os dias 7 e 9 de agosto, durante a tradicional Semana do Advogado, inclui debates em torno dos estatutos, além de eventos paralelos, como lançamento de livros e revistas, balcão de estágios, show de música popular e café literário.

Advogados e estudantes de Direito podem se inscrever gratuitamente pelo site www.conferenciaoab.com.br. Para os estudantes, a participação no evento contará horas de estágio. A Conferência acontece no Centro de Convenções SulAmérica, avenida Paulo de Frontin, nº 1, Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Mais informações pelos telefones (21) 2272-2050 e 2272-2049.

 


Aula inaugural na Enfermagem

fotoNa próxima quarta-feira, 6 de agosto, será realizada a aula inaugural do segundo semestre letivo da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ). Com o tema Integralidade do cuidado em saúde e a formação do enfermeiro – uma questão de responsabilidade pública, a aula será ministrada pela sub-reitora de Extensão e Cultura da UERJ, professora Regina Lúcia Monteiro Henriques.

O evento, parte das comemorações dos 85 anos da Escola, acontecerá a partir das 9h, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), na ilha da Cidade Universitária.

 


Centro Cultural volta às atividades

fotoO Centro Cultural Professor Horácio de Macedo volta às atividades depois do período de férias. Já no dia 8 de agosto, haverá a retomada do Cinema ao meio dia, com a apresentação do filme Cidade dos Homens.

No dia 11 é a vez da exposição Fé na paisagem. Das 11h às 16h, estarão expostos na cafeteria do Roxinho painéis com imagens da cidade do Rio de Janeiro concebidos por Jussara Santos. Não perca!