De Olho na Mídia

China: encastelando informações

Raquel Gonzalez

imagem ponto de vista

A China tornou-se um gigante no mundo: país de notório crescimento no plano econômico e objetivo de relações internacionais para muitos outros países. Quando falamos em âmbito social, contudo, a história muda. A democracia – a falta dela, para melhor dizer – chama a atenção. Especialmente agora, com as Olimpíadas de Pequim, tem-se percebido mais claramente o movimento de proteção e limitação da informação à população e à opinião pública internacional promovida pelo governo chinês. A questão é: por que eles agem assim?

A China suspendeu parcialmente, em 1° de agosto, a censura sobre a internet após pressões do COI (Comitê Olímpico Internacional). Os sites liberados, em sua maior parte, são relacionados aos jogos Olímpicos. Assuntos como a independência do Tibet ou de Xinjiang e os movimentos pró-democracia de cidadãos chineses, considerados "assuntos internos", não parecem negociáveis para o Bocog (Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim). O órgão, ao assumir a organização da Olimpíada, em 2001, prometeu acesso livre à internet. O que, contudo, não foi percebido pelos jornalistas que foram a Pequim cobrir os jogos e que criticaram como “insuficiente e conveniente” o acesso estabelecido pelo governo chinês. O porta-voz do Comitê, em comunicado à imprensa, informou que o governo não autoriza a propagação de informação ilegal.

– A restrição à informação é parte das restrições típicas impostas por regimes não-democráticos, como o direito de ir e vir e a liberdade de pensamento, de cultura ou de religião – explicou a professora Sabrina Medeiros, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) acerca da questão da restrição da China ao conteúdo de websites que, apesar de ser comum à população nacional, tornou-se bastante explícito e inoportuno nesse momento.

Outra medida que vem causando polêmica é a distribuição de cartilhas de regras pelo COI. A idéia foi de controlar o comportamento dos atletas durante os Jogos Olímpicos a fim de evitar protestos pró-Tibet, por exemplo – em competições e cerimônias de premiação. “De forma geral, cartilhas de divulgação das particularidades culturais do país-sede são bem-vindas. Na medida em que falta uma espécie de ‘cláusula democrática’ como condição à sede olímpica, devem estar previstas adaptações quanto à execução das olimpíadas em diversos regimes. Assim, as diversas delegações e os diversos representantes de imprensa de países democráticos têm observado quanto significam as regras de conduta em regimes fechados, no que pese a segurança interna e a capacidade de sublevação da população diante da opinião pública internacional. Assumiram riscos o COI e o governo chinês; porém, não imagino que o fizessem sem calcular o custo-benefício para ambos”, observou Sabrina Medeiros.

O esforço da China em proteger a informação e cercear a população, apesar de evidenciado por conta das Olimpíadas, é uma prática que se tornou comum aos habitantes desse país. Não é novidade o “filtro” instalado na internet chinesa restringe o acesso a sites como Wikipedia, Youtube e Blogspot, por exemplo. A professora não acredita que existam interesses escusos por trás do velamento de informações por parte do governo chinês. “Os interesses são aqueles praticados pelo regime de partido único, em um sistema que não é baseado na representação ampla e irrestrita, cujos princípios não se caracterizam pela liberdade”, analisou.

Anteriores