Entrelinhas

Livro ensina técnicas de análise financeira das empresas

Camilla Muniz

capa do livro

Apesar das origens da contabilidade estarem nos primórdios das atividades comerciais praticadas pelas civilizações da Antigüidade, ainda hoje diversas informações sobre essa ciência não são transmitidas de maneira clara e objetiva. Notando a carência de livros que abordassem didaticamente a manipulação de dados na realização de avaliações contábeis para empresas, José Augusto Marques, docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), convidou João Bosco Arbués e Carlos Kühl — alunos do Mestrado na instituição no ano de 2005 e agora professores da União das Escolas Superiores de Rondonópolis (Mato Grosso) e da Universidade Estadual do Centro Oeste (Paraná), respectivamente – para desenvolverem juntos este trabalho.

A parceria entre os pesquisadores resultou no livro Análise Financeira das Empresas, lançado no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no último dia 20 de agosto. Como os autores a definem, a publicação é uma espécie de guia prático de análise de empresas para estudantes de Graduação, Pós-graduação e para profissionais da área. Reunindo explicações técnicas, estudos de caso, simulações e exercícios sobre avaliações de desempenho, o livro ainda traz as atualizações promovidas na legislação societária pela Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007.

Em entrevista ao Olhar Virtual, os três autores relembraram o início da parceria acadêmica que firmaram e falaram sobre alguns dos aspectos presentes no livro.

Olhar Virtual: Como surgiu a idéia de escrever o livro?

João Bosco: No programa de Mestrado que cursamos na FACC em 2005, o professor José Augusto ministrava duas disciplinas. Ele já desenvolvia uma pesquisa densa sobre análise financeira de empresas há algum tempo e nos fez um convite, como alunos do Mestrado, para auxiliá-lo nesse trabalho, visto que há certa carência de livros acerca do tema que possam ser utilizados tanto na Graduação como na Pós-graduação. No final do ano passado, o livro já estava finalizado, mas, com o advento da Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, preferimos fazer algumas alterações para atualizá-lo.

José Augusto: Como as mudanças na legislação societária foram muito significativas, junto com as modificações na lei, surgiu também a necessidade de reeditarmos o livro. As alterações, bastante longas, mudaram cerca de 70% da idéia original contida no trabalho. Reunimos todos os materiais que tínhamos elaborado para refazê-los e atualizá-los.

Olhar Virtual: Análise Financeira das Empresas se destaca como uma publicação contemporânea justamente por abranger as determinações de uma lei tão recente. Qual a importância da inclusão da nova legislação societária no livro?

Carlos Kühl: Como nossa área de atuação é balizada por essa legislação, tanto pela anterior como a atual, é extremamente importante e necessário que os cursos de graduação e pós-graduação sejam atualizados na evolução trazida pela nova lei, que tenta equiparar as normas brasileiras com as internacionais. Análise Financeira das Empresas é o primeiro livro lançado no Brasil já com as novas normas incluídas.

José Augusto: Devido ao fato de nós três trabalhamos com pesquisa acadêmica em instituições de ensino superior como a UFRJ, temos uma noção razoável do contexto que engloba essas mudanças e conseguimos antever um pouco do que pode acontecer daqui em diante. Por esse motivo, resolvemos antecipar alguns detalhes desse processo em nosso livro.

Olhar Virtual: Qual o público-alvo de Análise Financeira das Empresas?

João Bosco: Além de estudantes de graduação e pós-graduação, o livro é dirigido a todos aqueles que desejam atualização profissional. O conteúdo pode ser utilizado em análise de crédito do mercado e também no dia-a-dia, como um guia prático de análise de empresas.

José Augusto: Como o livro foi estruturado para ser usado na graduação e pós-graduação, ele segue uma seqüência lógica de assuntos. Foram incluídos exercícios, simulações, casos práticos e dados reais fornecidos por empresas, tais como planejamentos, por exemplo.

Olhar Virtual: A partir de qual abordagem os conteúdos presentes no livro são apresentados aos leitores?

Carlos Kühl: A escolha da abordagem, da seqüência dos capítulos e dos exercícios contidos no livro foi baseada na experiência profissional e pedagógica dos autores, particularmente do professor José Augusto, que leciona essa disciplina há muito mais tempo. Unimos nossas experiências de pesquisadores e acadêmicos para adaptarmos nossos conhecimentos para um livro que servisse como base de estudo para a graduação e pós-graduação.

José Augusto: Cada um dos autores tem conhecimentos específicos em determinadas áreas. Enquanto o João Bosco é especialista em avaliação de empresas no sentido das finanças e atribuição de valor, o Carlos trabalha mais na área de avaliação contábil e elaboração de créditos. Eu lido com a parte acadêmica, enfatizando a elaboração de textos e de alguns exercícios. Quando juntamos as três forças, percebemos que um de nós sozinho não conseguiria avançar muito, mas nossa união dá uma sinergia de escala. Então produzimos Análise Financeira das Empresas, nosso segundo livro, e já planejamos lançar outros três no próximo ano.

Olhar Virtual: Qual o objetivo do livro?

João Bosco: Através desta publicação, esperamos contribuir com um livro didático de fácil leitura, mas, ao mesmo tempo, robusto em termos de conteúdo, que possa auxiliar tanto acadêmicos quanto profissionais. Nosso objetivo é fazer com que os leitores possam primeiro compreender o processo de análise financeira e então realizar as várias etapas para alcançar o resultado desejado.

José Augusto: O livro é extremamente crítico, trabalha com dados reais fornecidos por empresas – demonstrações contábeis e medidas prontas – e aplica modelagens, simulações e técnicas de análise financeiras e econômicas na avaliação das companhias. A idéia é que o livro sirva como guia principalmente nessa área da contabilidade, sobre a qual as informações existentes no mercado são muito difusas. Como vários aspectos são distorcidos quando se fala de contabilidade, as pessoas não entendem o que é essa área exatamente, tampouco o que ela pode oferecer aos analistas. Portanto, a partir do momento que se apresenta ao leitor a estruturação lógica da contabilidade e as possibilidades de análise das demonstrações contábeis de maneira crítica, considerando-se os dados que podem ser ajustados e aprimorados, ganha-se muito mais credibilidade e confiança nas avaliações realizadas.