Agenda

Candidatos a prefeito do Rio no Fórum

foto

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e a Fundação Universitária José Bonifácio irão promover encontros com os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro durante o mês de setembro. A idéia é fomentar o debate de cada candidato, individualmente, com a comunidade acadêmica e o público em geral. Eles terão duas horas para apresentar as propostas de governo e responder às perguntas do público.

O primeiro a participar do encontro será Eduardo Serra do PCB, no dia 3 de setembro (quarta-feira), de 12 às 14 horas, no salão Pedro Calmon do FCC, av. Pasteur, 250 – Urca.

Jandira Feghali, do PC do B, será a segunda convidada a defender suas idéias. O encontro está marcado para a quarta-feira seguinte, dia 10 de setembro, das 18 às 20 horas.

Chico Alencar, do PSOL, é o terceiro candidato e está agendado para o dia 11 de setembro (quinta-feira), das 12 às 14 horas.

Alessandro Molon, do PT, quarto candidato a participar do encontro, virá no dia 15 de setembro, das 12 às 14 horas.

Eduardo Paes será o quinto candidato a se apresentar. Ele está agendado para o dia 24 de setembro, das 18 às 20 horas.

Estes são os candidatos confirmados até o momento.

Cada encontro será mediado por um professor. O primeiro será o presidente da Fundação José Bonifácio, Raimundo de Oliveira.

Para maiores informações acesse o site www.forum.ufrj.br.


Mostra Cinema Global, Cinema Mundial

foto

O projeto "Fórum na Tela" do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) exibirá a segunda semana da Mostra Cinema Global, Cinema Mundial até o dia 5 de setembro, sempre às 19 horas, no salão Moniz de Aragão – Av. Pasteur 250, campus da Praia Vermelha. A entrada é gratuita.

A proposta é discutir um novo cinema que vem nascendo a partir do processo de globalização e que procura contar histórias que façam uma ponte entre o desconhecido e o conhecido em diversas partes do mundo.

Nesta terça-feira, dia 2, será exibido o longa brasileiro Nós que aqui estamos por vós esperamos, de Marcelo Marzagão, que traça um painel histórico da globalização no século XX ao apresentar uma miscelânea de imagens de arquivo e algumas obras clássicas do cinema que costuram a vida de personalidades e de homens comuns que tiveram papéis marcantes na história moderna. O filme chinês O mundo, de Jia Zhang-Ke, vencedor do Festival de Veneza de 2006, será exibido na quarta, dia 3 de setembro.

Já na quinta-feira, 4 de setembro será exibido o longa O intruso, concorrente ao Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2004, e dirigido pela francesa Claire Denis. Para encerrar a mostra, será exibido na sexta, 5 de setembro, Babel, do diretor mexicano Alejandro Gonzáles Iñarritu. O longa conta quatro histórias que se desenrolam em diversos lugares do mundo, mas, como sempre acontece nos filmes de Iñarritu, acabam se ligando de uma forma ou de outra. Brad Pitt, Gael García Bernal e Cate Blanchet estão no elenco, que conta com diversos atores de inúmeras nacionalidades.


Instituto de Biofísica oferece curso de Biologia Molecular

foto

Nos dias 6 e 7 de setembro, a Coordenação de Atividades de Extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CATE-IBCCF) oferece o curso "Fundamentos de Biologia Molecular Aplicados à Pesquisa e ao Diagnóstico Clínico".

O curso, que acontece das 8 às 17 horas, é destinado a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área de saúde e biologia. Dentre os temas abordados, estão: estrutura dos ácidos nucléicos e organização nuclear do DNA, estrutura dos genes, seqüências codificantes e não codificantes, seqüências regulatórias, elementos de repetição, elementos de translocação, polimorfismo alélico, manuseio de DNA, extração de DNA, quantificação de DNA, eletroforese em gel de agarose, dentre outros assuntos.

As inscrições podem ser feitas no site, pelos telefones (21) 2562-6722 e (21) 2562-6721 ou pelo e-mail cate@biof.ufrj.br.

 


ECO discute obrigatoriedade do diploma de jornalistas

fotoA Escola de Comunicação (ECO) e o Sindicato dos Jornalistas promovem o debate “Jornalismo em Pauta”, no dia 8 de setembro, de 10h às 13h, cuja temática será a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. Alguns setores da sociedade – como o Sindicato de Jornalistas – acreditam que o diploma deve ser obrigatório. Outros – como o Fórum de Mídia Livre – defendem que não.

O debate será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Sociais (CFCH) e terá como debatedoras Suzana Blass (Sindicato dos Jornalistas/RJ) e Ivana Bentes (Diretora da ECO), além de Ana Paula Goulart (Coordenadora do Curso de Jornalismo - ECO) como mediadora.

O debate é interessante para os alunos de Comunicação e é, também, voltado para toda comunidade acadêmica. A entrada é franca.

 


II Simpósio em Ecologia

fotoDe 8 a 10 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ, com o apoio da Sociedade Brasileira de Limnologia, realiza o II Simpósio em Ecologia que, neste ano, aborda o "Ciclo do Carbono em Ecossistemas

Aquáticos Continentais" e conta com palestras, mesas-redondas, divulgação de pôsteres e apresentações orais que tratam de questões como: os processos relacionados à emissão, produção, consumo e acumulação de carbono em diferentes ecossistemas aquáticos continentais; a relevância destes ecossistemas no balanço global do carbono; as alterações humanas sobre o ciclo do carbono e as principais lacunas e perspectivas no estudo do ciclo do carbono em ecossistemas tropicais.

O evento acontece no auditório Horácio de Macedo, na ilha da Cidade Universitária, campus do Fundão. Mais informações no site www.ppgecologia.biologia.ufrj.br/ciclocarbono.