Agenda

Cinema no Museu Nacional

foto

No próximo dia 15 deste mês, o Museu Nacional da UFRJ inaugura a sala de vídeo Major Luiz Thomas Reis, apresentando a mostra de documentários científicos UFRJ VIDEO 2008. Estendendo-se até 21 de setembro, o evento é, segundo Eliane Frankel, uma das organizadoras, oportunidade excelente para despertar a curiosidade do público em geral pelo universo da ciência.

Dividida em eixos temáticos de Antropologia, Arqueologia, Paleontologia, Biologia Marinha, Dança e Comunicação Social, a programação abrange vídeos que em sua maioria registram trabalhos de campo de pesquisadores do Museu Nacional e da UFRJ, além de debates com os pesquisadores e produtores após as exibições. A entrada é franca.

No final de semana, a programação também é gratuita, com distribuição de senhas meia hora antes das sessões, que ocorrem entre 10h e 16h. Os debates, por sua vez, acontecem apenas de terça à sexta.

A seguir, a programação com data e horário dos documentários e debates.

Dia 15 – Segunda-Feira
14 horas: Inauguração da Sala de Vídeo Major Luiz Thomas Reis com apresentação do vídeo “Rituais e Festas Borôro - 1917”.
14h30min: Sessão inédita do vídeo “Caçadores de Dinossauros”
15h30min: Debate: A divulgação científica através da produção audiovisual

Dia 16 – Terça-Feira
09 horas: Manhã da Paleontologia : “Em busca dos dinossauros”
10 horas: Debate.
14 horas: Tarde do Trabalho no Campo: “Migrantes”
15 horas: Debate

Dia 17 – Quarta-feira
09 horas: Manhã da Antropologia - Questão Indígena: “Pisa Ligeiro”.
10 horas: Debate
13h30min: Tarde da Antropologia - Reforma Agrária : “Zé Pureza – trajetória de famílias na luta pela terra”
15 horas: Debate

Dia 18 – Quinta-feira
09 horas: Manhã da Arqueologia: “Sambaqui da Beirada”
10 horas: Debate
14 horas: Tarde da Biologia Marinha: “Arquipélago de São Pedro e São Paulo: os penedos do Atlântico” e “Vida nos Recifes”
15 horas: Debate

Dia 19 – Sexta-feira
09 horas: Manhã da Dança: “Maré Marê” e “Passo a Passo”, com exibições acompanhadas de performance.
10 horas: Debate
14 horas: Tarde da Comunicação: "A parte que te cabe"
15 horas: Debate

Dia 20 – Sábado
10 horas: “Imbé Gikegü – Cheiro de Pequi”
11 horas: “Fernando de Noronha: O Arquipélago das Esponjas”. Duração: 18’.
“Ilha da Trindade: Um Pedaço Pouco Conhecido do Brasil”. Duração: 16’.
12h: “Migrantes”. Duração: 45’
13h: “Trilhas de Conhecimento”. Duração: 19’.
14h : “Em Busca dos Dinossauros”. Duração: 65’
15h 30min: “Vida nos Recifes”. Duração: 16’.

Dia 21 – Domingo
10 horas: “Maré Marê” . Duração: 15’
“Maxakalisaurus Topai”. Duração: 13’.
11 horas: “Sambaqui da Beirada: Arqueologia na Praça”. Duração: 32’.
12 horas: “Pisa Ligeiro”. Duração: 35’.
13 horas: “Caçadores de Dinossauros”. Duração: 62’
14 h 30: “Sementes em Trincheiras” . Duração: 50’
15 h 30: “Arquipélago de São Pedro e São Paulo: os penedos do Atlântico”. Duração: 18’


ECO: Caminhos da imprensa no Brasil

foto

A Escola de Comunicação (ECO) realiza o simpósio Impressões: caminhos da Imprensa no Brasil 1808-2008, em comemoração aos 200 anos de existência da imprensa nacional. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de setembro, no salão Pedro Calmon — av. Pasteur, 250.

A programação inclui mesas-redondas, pela manhã e à tarde, que discutirão “A aventura editorial no Brasil a partir da chegada da família real” e os “200 anos de história da imprensa”, por exemplo. Além da exibição, às 14 horas do dia 10, do filme Liberdades de Imprensa, seguido de debate, e a inauguração da exposição "Obras raras da Biblioteca Central da UFRJ".

Para mais informações, entre em contato com extensão@eco.ufrj. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos dias do evento. Haverá certificados para os participantes.


V Semana de Eletrônica e Computação

foto

O Departamento de Eletrônica e Computação (DEL/Poli) promove nos dias 10, 11 e 12 de setembro, a quinta edição da Semana de Eletrônica e Computação, organizada essencialmente pelos alunos, com apoio de professores e parceiros.

O tema escolhido nessa edição é “A tecnologia como fator de afirmação do Brasil no cenário mundial”. A forma pela qual o país contribui para o desenvolvimento tecnológico e da humanidade será uma das questões debatidas.

As palestras serão ministradas por profissionais como Carlos Lessa – ex-presidente do BNDES e ex-reitor da UFRJ – e Débora Silva – engenheira da Google Brasil e formada pelo DEL/Poli, da UFRJ – que falará acerca do Open Social, uma interface de programação para Redes Sociais, como Orkut, hi5 e Myspace. As vagas são limitadas.

Para maiores informações e programação completa, acesse http://www.gecom.poli.ufrj.br/se/index.php.


Banda Mammatchaully no Roxinho

foto

O Centro Cultural Horácio Macedo traz nesse mês o show da banda Mammatchaully para a comunidade da UFRJ. O show será no dia 11, às 12h, no auditório Roxinho do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), localizado na av. Athos da Silveira Ramos, 274, ilha da Cidade Universitária, campus do Fundão.

A banda, nascida em 2006, apresenta um estilo eclético, misturando rock, funk, samba, reggae, charm e outros ritmos populares. Os componentes retratam o coletivo de jovens cariocas com suas letras, são: Delano Valentim (voz), Rafa Mesquita (teclado), Léo Barreto (guitarra), TJ (guitarra), Diego Maia (baixo) e Renan Passaro Louco (bateria).

Entre os sucessos recentes estão as músicas "Minha Preta" e "Na Quebra das Mina”, lançadas na internet e com mais de dois mil acessos em menos de um mês. Não perca!

 


Mostra de cinema português

fotoComeça nessa quinta-feira, dia 11 de setembro, a mostra Tela lusitana: cinema português ontem e hoje, promovida pelo Cinerama da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO). As exibições serão sempre às 18h30, no auditório da CPM-ECO – Avenida Pasteur, n° 250, campus da Praia Vermelha. A entrada é franca.

“O desafio proposto pelo ciclo Tela Lusitana: cinema português ontem e hoje, é o de enxergar um Portugal contemporâneo, em que determinados quadros de modernidade convivem, às vezes tensa, às vezes harmonicamente, com as ‘formas tradicionais’ a partir das quais costumamos pensar a cultura portuguesa”, esclarece Tiago Monteiro, professor da ECO.

Confira a programação.


11/9 - Alice (Marco Martins)
18/9 - Lisboetas (Sergio Treffaut)
25/9 - Coisa Ruim (Tiago Guedes e Frederico Serra)
2/10 - Recordações da Casa Amarela (João César Monteiro)
9/10 - Odete (João Pedro Rodrigues)
Não perca!