Zoom

Museu Nacional reabre salas com exposição sobre Domingos Vandelli

Vanessa Sol

imagem zoom

Gabinete Transnatural de Domingos Vandelli. Foi com essa exposição que o Museu Nacional (MN) reinaugurou seis salas de exposição, que estavam em reforma há três anos. A obra faz parte do projeto de revitalização do Museu Nacional, que prevê a recuperação de todo o Palácio e a transferência de suas coleções e departamentos de pesquisa para quatro novos prédios na Quinta da Boa Vista.

De acordo com o diretor do Museu, Sérgio Alex Azevedo, a reabertura das salas representa para o museu a abertura de 2/3 de seu espaço à visitação. “A reabertura de um espaço só acontece efetivamente quando conseguimos montar uma exposição nele”, ressalta Azevedo.

As obras envolveram restauração do acervo de animais taxidermizados, recuperação de telhados, pintura e reforma do piso de salas que abrigavam exposições tradicionais do museu, como a Sala da Baleia, que abriga o esqueleto de 16 m de uma Jubarte e a Sala dos animais Taxidermizados, que tem como um dos destaques um elefante adulto, que chega a medir três metros de comprimento.

Exposição

A exposição é elaborada em torno da figura de eminente médico e naturalista italiano, Domingos Vandelli. A mostra acontece através de um convênio entre o Museu Nacional e os museus de História Natural e de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Ela segue a lógica das relações históricas, culturais e científicas entre Brasil, Angola e Portugal; exibe não só o acervo das Universidades de Coimbra, mas também trabalhos artísticos contemporâneos inspirados no universo naturalista do século XVIII e o acervo do MN.

A exposição Gabinete Transnatural de Domingos Vandelli estará aberta ao público durante três meses, de terça a domingo, das 10 às 16h, no Museu Nacional – Quinta da Boa Vista, São Cristóvão. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.museunacional.ufrj.br.