Zoom

Ilha Design 2008 promove inclusão social na baía
da Ilha Grande

 

Vanessa Sol

imagem zoom

Apresentar o design e as artes com um fator de integração social e cultural. Essa é a proposta do Ilha Design – projeto desenvolvido por estudantes de Graduação de Comunicação Visual Design da Escola de Belas Artes da UFRJ. O projeto apresenta, este ano, entre os dias 29 e 31 de outubro, sua segunda edição e, como no ano anterior, será realizado na baía da Ilha Grande, na Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega.

Os graduandos de Design ministrarão diferentes oficinas para crianças e adolescentes da região. Segundo a coordenadora estudantil do projeto, Elis dos Anjos, a escolha do local levou em consideração as condições de vida dos moradores da Ilha que, cercada pela beleza da Mata Atlântica e do mar, tem a pesca e o turismo como principais atividades econômicas de seus moradores. “A realidade da maioria dos moradores da Ilha Grande é a pescaria. Com a inserção do projeto na região, uma nova perspectiva se abre para esses moradores, pois poderão também ter a arte como instrumento de trabalho”, destaca Anjos.

Outro conceito a ser discutido com a inserção do projeto na Ilha é o de desenvolvimento sustentável. Para os idealizadores do Ilha Design, um dos principais questionamentos ao concebê-lo foi investigar “como o Design pode superar a pobreza e a degradação ambiental” e tentar mostrar, efetivamente, essas soluções à população local. Essa percepção do Design – Design Sustentável – aponta uma perspectiva de desenvolvimento consciente e sem muitos danos ao meio ambiente, não só em escala local – baía da Ilha Grande –, mas mundial. “As nossas oficinas são focadas em ecologia e desenvolvimento sustentável. Na oficina Iluminarte, fazemos luminárias utilizando jornal. Também fazemos xilogravura em bandejas de isopor, por exemplo. Nós reutilizamos materiais que iriam para o meio ambiente e levariam décadas ou séculos para se degradar”, explica Elis dos Anjos.

Além da questão ambiental, o projeto aponta um novo universo – o das artes – para os moradores da Ilha Grande. A valorização dessa atividade, na opinião de Elis dos Anjos, é também a valorização da cultural local e dos materiais da região.

Uma ilha de informações

Ao contrário do que possa parecer, o nome do projeto não está relacionado ao fato dele ser desenvolvido na Ilha Grande. Segundo a coordenadora estudantil do projeto, o nome do projeto foi concebido com o propósito de ser uma ilha de idéias. “Nossa intenção é a troca de conhecimentos nessa ilha de informações”, enfatiza.

Extensão

Há poucas semanas, o Ilha Design passou a integrar o rol dos projetos de Extensão da universidade. Vinculado à Escola de Belas Artes e coordenado pelos professores Celso Guimarães e Isis Braga, agora a iniciativa é também ligada à Pró-reitoria de Extensão (PR-5). De acordo com Elis dos Anjos, transformar o Ilha em projeto de Extensão “é fundamental para que ele continue existindo quando o grupo, que ajudou a idealizá-lo, estiver formado”.

A Ilha

A Ilha Grande faz parte do município de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. Ela tem 1.728,897 km², e, atualmente, possui, cerca de, 177.832 habitantes que trabalham, basicamente, com a pesca. A baía é formada por uma infinidade de enseadas e sacos. Ao fundo da Ilha é possível ver a Serra do Mar.