Agenda

Anatomia das paixões: a criação do som

foto

Até 16 de novembro, acontece a mostra Anatomia das paixões: a criação do som, na Casa da Ciência da UFRJ. O evento é produzido e coordenado pela professora Maria Monteiro Fróes, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, e conta com a colaboração de cientistas e artistas.

O objetivo do encontro é fazer um estudo diferente sobre nosso sistema auditivo que, além de ser responsável pela produção dos sons, é um dos maiores portais das paixões humanas.

A Casa da Ciência da UFRJ fica na rua Lauro Müller, nº 3, Botafogo. Mais informações no site www.casadaciencia.ufrj.br.

 


Oficinas de roteiro e dramaturgia no Fórum

foto

Entre os dias 3 e 7 de novembro, serão ministradas oficinas de roteiro, com o roteirista Paulo Pons, e de dramaturgia, com a autora Daniela Pereira de Carvalho. O evento Nova Escrita da Cena é promovido pela parceria entre o projeto Fórum em Cena do Fórum de Ciência e Cultura com a VIII Mostra de Teatro da UFRJ. O evento acontece das 9 às 14 horas, no salão Dourado do Fórum. Para mais informações, acesse o site www.forum.ufrj.br.

 


III Encontro de Comunicação Comunitária do Rio de Janeiro

foto

Nos próximos dias 7 e 8 de novembro, acontece o III Encontro de Comunicação Comunitária do Rio de Janeiro. O encontro tem por tema as teorias e práticas contra- hegemônicas da Comunicação e da Cultura. O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

As oficinas vão ser ministradas na ECO, durante a manhã, e continuarão, à tarde, no Complexo do Alemão, em Ramos. Para a locomoção dos participantes, haverá ônibus da UFRJ disponíveis, realizando o transporte de ida e volta. Para se inscrever os interessados devem deixar um comentário que informe nome, e-mail e instituição de ensino no blog leccufrj.wordpress.com/.

 


Festival Roxinho de Música

foto

Nos dias 10, 11, 12, 18 e 19 de novembro, acontece o I Festival Roxinho de Música. Haverá show das bandas Locomotiva Selvagem, OldGarage, Refúgio, Motenkanto e Vodka Valvulada. A final do concurso está marcada para o dia 18. As apresentações serão realizadas no auditório do Roxinho, sempre às 12h.

 


Discutindo a Arquitetura

foto

Dois séculos de brasilidade: da transferência da Corte aos países lusófonos e hispânicos. Esse é o seminário que ocorrerá no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ entre os dias 3 e 7 de novembro. O evento, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura (PROARQ), acontece, das 9 às 17 horas, e reunirá pesquisadores e docentes do Brasil e do exterior.

A proposta é contribuir para novas reflexões sobre o desenvolvimento da Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e patrimônio da sociedade no Brasil e nos países Lusófonos e Hispânicos.