Agenda

VIII Mostra de Teatro da UFRJ

foto

Entre os meses de novembro e dezembro, acontecerá a VIII Mostra de Teatro da UFRJ. Este ano, serão apresentados nove espetáculos, com estréia prevista para 14 de novembro e três apresentações para cada um deles.

O evento reúne os espetáculos de formatura dos estudantes de Direção Teatral da Escola de Comunicação e é uma parceria com alunos de Cenografia e Indumentária da Escola de Belas Artes.

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro às 20h, acontecerá a apresentação do projeto Três Dias: três peças de Dias Gomes unidas em um único espetáculo. As peças em questão são O berço do herói, O bem-amado e O pagador de promessas. O espetáculo é formado pelos estudantes do 4º período de Direção Teatral e pelos alunos de Artes Cênicas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ, sob orientação de Ana Paula Abreu e Andréa Pinheiro, com produção de Fátima Novo.

Todas as peças serão encenadas na sala Vianninha (no corredor da diretoria e da Pós-graduação da ECO. Avenida Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha –RJ). A entrada é gratuita, mais informações pelo e-mail asadriana@gmail.com ou ecoufrj@uol.com.br e pelos telefones 9648 4777 ou 9999 8275.

 


Editora UFRJ lança novos títulos da série Didáticos

foto

A Editora UFRJ lança os novos títulos da série Didáticos: Violência de gênero e políticas públicas; História da arte no Brasil: textos de síntese; Neurologia para o clínico; e Dinâmica, controle e instrumentação de processos. O lançamento acontece esta quinta, 13 de novembro, às 18h, no salão Muniz de Aragão, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A entrada é franca.

Para mais informações acesse www.forum.ufrj.br.

 

 

 

 


Ciclo de palestras sobre o judaísmo

foto

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ), o Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ e o Hillel Rio, realizam um clico de palestras para interessados no judaísmo. No dia 11 de novembro, às 14 horas, acontece a palestra "Shidur: Modelo de Casamento Judaico. No dia 12, às 20:30h, será realizada a palestra "Os Sefaradim e a Dinâmica Religiosa na Sociedade Israelense”. Ambas ministradas pelo professor David Lehmann (Cambridge University).

Já no dia 18, também às 20:30h, ocorre a palestra "A França e sua População Judia em Tempos de Multiculturalismo", com professor Jean-François Verán, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.

Mais informações no endereço eletrônico www.ifcs.ufrj.br.

 


Cinerama na ECO

foto

Em parceria com a Brazucah Produções, o Cinerama da Escola de Comunicação (ECO), da UFRJ, realiza sessões gratuitas de pré-estréia do documentário Pan-Cinema Permanente, que aborda a trajetória do artista-poeta Waly Salomão.

O filme venceu o festival "É Tudo Verdade" deste ano e entra em cartaz no Rio no dia 14 de novembro.

Apesar de trabalhar com poesia, as características performáticas de Waly Salomão (1944–2003) faziam dele um artista audiovisual. O poeta e a câmera tinham um caso de amor explícito e não reprimido.

As sessões serão realizadas na ECO – localizada na avenida Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha – entre os dias 10 e 13 de novembro.

No dia 11 de novembro, haverá uma sessão extra no Arteplex – Botafogo, às 20:30h, seguida de debate com o diretor, Carlos Nader, e o poeta Antônio Cícero.