Agenda

Maria da Conceição Tavares ministra Aula Magna 2009

Acontece no dia 19 deste mês a Aula Magna de 2009 da UFRJ. Este ano, a aula será ministrada por Maria da Conceição Tavares, economista e professora do Instituto de Economia (IE/UFRJ). O evento, que acontece às 10h no Auditório do Roxinho, tem ainda a presença do reitor Aloísio Teixeira, além de outras autoridades acadêmicas.

Maria da Conceição Tavares foi eleita em 1994 como deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e já trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).












Altamiro Carrilho no Roxinho


O compositor e flautista Altamiro Carrilho se apresenta no próximo dia 18 de março no Roxinho. O artista, que já compôs cerca de 200 músicas, apresenta o show junto com seu grupo de choro que reúne Maurício Verde no cavaquinho, Eber de Freitas na percussão e bateria, Pedro Bastos no violão de sete cordas e Luiz Américo no violão de seis cordas.

Na apresentação, que começa às 12h30, o músico exibe um repertório apurado que inclui ainda arranjos de música clássica em ritmos brasileiros e conta também histórias da música popular brasileira. O Auditório do Roxinho fica no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na Cidade Universitária.

 

 


Concerto de Gala comemora 40 anos do Instituto de Biologia

Para comemorar seus 40 anos, o Instituto de Biologia da UFRJ promove um Concerto de Gala no próximo dia 23 de março. O evento acontece no auditório do Centro de Tecnologia, das 18h às 21h, e terá a participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ, regida pelo professor André Cardoso, diretor da Escola de Música da UFRJ.

O reitor Aloísio Teixeira, os pró-reitores e decanos devem prestigiar o concerto, que tem no repertório composições de Heitor Villa-Lobos, expoente da música erudita brasileira. Serão distribuídos também brindes ao público presente.

 


Palestra aborda técnicas para treinamento da mente

O Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (NETCCON.ECO.UFRJ) realiza no dia 23 de março palestra do Lama George Churinoff, cientista ocidental com estudos acadêmicos acerca da tradição Mahayana do Budismo Tibetano, a mesma do Dalai Lama.  Intitulada “Treinando a Mente para a Ação Política - Contribuições do Budismo Tibetano para a Superação do Sofrimento Psicossocial”, a palestra aborda a aplicabilidade de sistemas cognitivos ancestrais para o treinamento da mente na superação dos desafios atuais.

O evento é gratuito e acontece às 20h30 no auditório da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ (CPM/ECO) no campus da Praia Vermelha.

 


Palestra com professor argentino

Eliseo Verón, professor da Universidade de San Andrés, na Argentina, apresenta palestra no dia 24 de março. Com o tema Informação e Comunicação: indagações sobre a incidência das novas tecnologias nas sociedades contemporâneas, o evento é coordenado pelo professor Geraldo Nunes, do Setor de Convênios e Relações Internacionais e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ).

O professor Eliseo Verón tem graduação em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires e é doutor em Letras e Ciências Humanas pela universidade de Paris VIII. O evento acontece das 16h às 19h no Salão Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.