Agenda

VI Semana Fluxo de Engenharia

Acontece até o dia 3 de abril a sexta edição da Semana Fluxo de Engenharia. Com a temática “Empreendedorismo e Sustentabilidade – Diferenciais de um profissional de sucesso”, o evento visa mostrar aos alunos a conjuntura do mercado de trabalho atual. Durante a semana serão apresentadas palestras, além de visitas técnicas, minicursos e workshops.

As inscrições podem ser feitas em estandes nos blocos C, F e H do Centro de Tecnologia e na sede da empresa júnior Fluxo, no 2º andar do bloco A. Para se inscrever, o interessado deve pagar R$ 5,00. Todo valor arrecadado será convertido em doações para instituições carentes.




Comunicação e Música

No próximo dia 3 de abril, o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM) da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) reflete sobre a questão da indústria da música. A discussão, que ocorre em forma de mesa-redonda, reúne Micael Herschmann, professor da ECO, Oona Castro, coordenadora do site colaborativo Overmundo, e Luis Albornoz, professor da Universidade Carlos III de Madri.

"Comunicação, Música e Desenvolvimento Local – Balanço da Reestruturação da Indústria da Música", como é intitulado o evento, tem mediação de Leonardo de Marchi, doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFRJ).  A discussão sobre os desafios e as perspectivas para a música digital acontece, às 9h, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha.

 


Música e Cinema no Fórum

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC/UFRJ) recebe até o dia 3 de abril a Mostra Jovens Desconhecidos. Os filmes, apresentados dentro do projeto Fórum na Tela, são todos de autoria do português Pedro Costa. Os longas são apresentados em DVD, com áudio original e legendas em espanhol. O evento tem a mediação do professor Denílson Lopes, do FCC.

Na próxima quarta-feira, 1º de abril, será apresentado “Juventude em Marcha”. No dia 2 é a vez de “Ossos”, seguido por debate com o cineasta e escritor Joel Zito Araújo e o professor e pesquisador Tiago Monteiro. Para encerrar a mostra, no dia 3, é exibido “Onde jaz o teu sorriso?”.

Ainda no Fórum de Ciência e Cultura, o mês de abril será de música. O projeto Música no Fórum comemora 10 anos de atividade e, para marcar a data, a programação vai da música clássica à popular brasileira.

Arthur Moreira Lima apresenta, no próximo dia 6, o recital de piano “De Bach a Pixinguinha”, com composições de Bach, Beethoven, Radmés Gnattali, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.  Já no dia 13, Luciano Magalhães, também em um recital de piano, toca obras de Bach, Schumann, Scriabin, Nepomuceno e Villa-Lobos. Por último, no dia 27, Léo Soares (violão), Luiz Senise (piano), Marcelo Thys (piano), Marcus Ribeiro (violoncelo) e Veruska Mainhard (soprano) fazem um tributo a Villa-Lobos. O Música no Fórum acontece nas segundas-feiras de abril, às 19 horas, no Salão Dourado.

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ fica no Palácio Universitário, Avenida Pasteur, 250, Urca. Mais informações no site www.forum.ufrj.br.

 

 


Semana Ayra 2009

Começa na próxima segunda-feira, 6 de abril, a quarta edição da Semana Ayra, realizada pela Ayra Consultoria, empresa júnior de Gestão de Negócios da UFRJ. “Desenvolvendo o empreendedor do futuro” é o tema central da semana que reúne renomados professores e profissionais do mercado.

A Semana Ayra 2009 acontece até o dia 9 de abril, concentrando palestras sobre gerência de projetos, mercado financeiro, empreendedorismo, carreira, entre outras temáticas. As inscrições podem ser feitas na internet. Porém, os participantes devem contribuir com 1 quilo de alimento a cada atividade.

Mais informações sobre programação e inscrição podem ser obtidas no site http://www.semanaayra2009.com.br/index.htm.