Banco de Estágios

Estágio em pesquisa com aves



O departamento de Ecologia do Instituto de Biologia da UFRJ seleciona alunos interessados em atuar no projeto “A fragmentação da Mata Atlântica sobre comunidades e populações das aves insetívoras de sub-bosque”.

Para se candidatar os estudantes devem manifestar interesse por aves, ter disponibilidade de tempo e disposição no campo. As atividades consistem na captura com redes de neblina, avaliação do comportamento e relação com microhábitat, uso do programa ArcView e monitoramento com radiotransmissores.

O estágio tem início em maio e acontece nas cidades de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. Mais informações podem ser obtidas com Mieko Kanegae pelo e-mail miego.kanegae@gmail.com.

 



Estágio para economia

O grupo de pesquisa REDESIST (Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais) procura estagiários do curso de Ciências Econômicas. Sediada no Instituto de Economia (IE/UFRJ), a rede é interdisciplinar e conta com a participação de vários institutos e universidades do Brasil, além de parcerias com instituições da América Latina, Europa e Ásia.

Interessados devem deixar currículo atualizado com Fabiane ou Tatiane na sala 104 do IE.

 


Estágio na Incubadora de Empresas

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ seleciona bolsistas para atuação no desenvolvimento e na aplicação de jogos de negócio e inovação. As vagas destinam-se a candidatos das diversas áreas de conhecimento, desde que atendam aos requisitos necessários, que consistem em: familiaridade com conceitos e modelos de tomada de decisão para gestão de empresas, incluindo a análise de relatórios contábeis; iniciativa e capacidade de identificação e solução de problemas; e facilidade de trabalho em equipe, bem como de comunicação oral e escrita.

Além disso, há ainda requisitos desejáveis que variam de acordo com o perfil da vaga pretendida. O perfil “Jogos 1” requer capacidade de modificar e/ou desenvolver modelos de simulação para jogos de negócio e experiência na aplicação e/ou na monitoria de jogos de negócio. Já para o perfil “Jogos 2”, procuram-se candidatos com experiência no desenvolvimento de ensino a distância e na aplicação de jogos de negócio. Por fim, o perfil “Jogos 3” admite interessados com experiência em desenvolvimento de software para jogos ou simulação, métodos e linguagens OO aplicados à web, projeto de interfaces e usabilidade de software, e adaptação e criação de software livre.

Quem pretende uma das vagas citadas deve enviar e-mail para games@inc.coppe.ufrj.br, anexando histórico escolar, curriculum vitae com destaque para a vaga desejada (Jogos 1, 2 ou 3), relação de cursos e/ou experiências relevantes ao tema, remuneração almejada, um texto explicando o interesse pela oportunidade, além de ter disponibilidade de horário.


Estágio em projetos de habitação

O Atelier Universitário da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) oferece oportunidade de estágio para estudantes que queiram trabalhar com projetos de habitação de interesse social no Plano de Reabilitação de Imóveis na Área Central do Rio de Janeiro.

É necessário que os candidatos tenham conhecimento de AutoCad. As inscrições devem ser feitas no Laboratório de Habitação do PROARQ, na sala 433, com o professor Mauro Santos. Mais informações pelo e-mail labhab@proarq.ufrj.br.

 


OIPSOLO recruta pesquisadores

O Observatório Imobiliário de Políticas do Solo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), coordenado pelo professor Pedro Abramo, está recrutando pesquisadores para participarem do Projeto Pensa-Rio. Os selecionados irão atuar como pesquisadores de campo para aplicação de questionários sobre mercado imobiliário informal e favelas na cidade do Rio de Janeiro.

A capacitação e o treinamento dos pesquisadores escolhidos acontecerão no dia 13 de abril, no IPPUR, quinto andar do prédio da Reitoria. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 2598-1917 (Andréa), 9372-4093 (Luiz Felipe) e 8830-6512 (Vasco Rodrigo). Mais informações também através dos e-mails thomaz.urb@gmail.com ou vasco.rodrigo@yahoo.com.br.


Museu Nacional oferece bolsa de extensão

O Museu Nacional está reformulando seu site (www.museunacional.ufrj.br) e selecionando dois estagiários com conhecimento na área de produção para internet. Os estudantes receberão bolsa de extensão. Os interessados devem enviar currículo com urgência para Antônio Ricardo (arpandrade@hotmail.com).