Agenda

Ciro Gomes na UFRJ

No próximo dia 27, o Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI/UFRJ) promove uma aula inaugural com a presença de Ciro Gomes. Deputado federal, advogado e professor, Ciro vai abordar em palestra a conjuntura político-econômica brasileira.

A aula inaugural acontece às 11h45 no Auditório Roxinho, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Cidade Universitária.




Lançamento da revista Versus

O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ lança, no dia 27 de abril, a edição número 1 da Revista VERSUS. Marcio Pochmann, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), dará uma palestra no Auditório Anísio Teixeira (Faculdade de Educação), às 13h, para marcar o lançamento.

Nesta edição, a VERSUS traz entrevista exclusiva com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo. A revista acadêmica também está disponível na versão online, no endereço www.versus.ufrj.br.





I Semana Literária Estudantil

Começa no dia 27 de abril a I Semana Literária Estudantil da Faculdade de Letras (FL) da UFRJ. O evento conta com palestras, poesia, teatro, cinema, música e apresentação de trabalhos. Organizada pelo Centro Acadêmico 6 de Outubro da FL, a semana tem a participação de professores da UFRJ, além de outros convidados. Os artistas Tunai e Belchior também são presenças confirmadas.

As atividades da I Semana Literária Estudantil da Faculdade de Letras se encerram no dia 30 de abril.



Encontros acadêmicos no Fórum de Ciência e Cultura

A partir do dia 28 de abril, têm início as atividades do Primeiro Fórum Mundial HERACLES e do Primeiro Encontro Nacional dos Centros Universitários de Línguas. Coordenado pela professora doutora Angela Maria da Silva Corrêa, o evento é realizado pelo Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC) da Faculdade de Letras da UFRJ e pelo Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.

Durante os encontros serão discutidas questões relacionadas a políticas e metodologias de ensino de línguas em ambiente universitário, além de propostas de estatutos para a formação de uma “Rede brasileira de Centros Universitários de Línguas”. As atividades vão até o dia 30 e acontecem de 8h às 20h no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Mais informações pelo telefone 2598-9798.