Agenda

Atividades antecedem o Dia Mundial sem Tabaco

Trinta e um de maio de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. Para marcar a data, o Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT), do Instituto de Doenças do Tórax (IDT – HUCFF/UFRJ), preparou uma programação especial.

De 25 a 29 de maio, a Escola Municipal Tenente Antônio João, na Ilha da Cidade Universitária, recebe a mostra “Tabagismo Passivo: uma irresponsabilidade social”, que reúne diversos trabalhos dos estudantes da instituição de ensino, visando sensibilizar a comunidade escolar sobre o tema. Haverá premiação para trabalhos votados pela comunidade. Ainda na escola municipal, acontece no dia 27, de 7h30 às 10h, uma avaliação do grau de dependência à nicotina.

Já para refletir sobre os mecanismos utilizados pela indústria do tabaco, será exibido o documentário canadense “Tobacco Conspiracy: os bastidores da indústria do tabaco”. Seguida de debate, a exibição acontece no dia 25 no Instituto de Peadiatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), de 8h às 10h, e na COPPE, de 10h30 às 12h30. O filme pode ser visto também no dia 27, de 10h às 12h30, na Reitoria.

No dia 29, ocorre o simpósio “Como abordar e diagnosticar tabagistas com transtornos mentais — da evidência à prática clínica”. O evento pretende discutir a dependência de nicotina como um transtorno psiquiátrico. O simpósio é direcionado a profissionais de saúde e acontece no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), de 8h30 às 19h. O CREMERJ fica na Praia de Botafogo, 228 – Botafogo, RJ.

As atividades promovidas pelo NETT se estendem também à cidade de Maricá. No dia 30 de maio, lá acontecem a exposição “Tabagismo Passivo: uma irresponsabilidade social” e exibição do documentário “Tobacco Conspiracy: os bastidores da indústria do tabaco”.



Fórum exibe filmes de Max Ophüls

Durante toda a semana, o Fórum na Tela exibe as produções do cineasta alemão Max Oppenheimer Ophüls. A mostra faz parte da série Mestres Esquecidos, que traz para o público obras de veteranos da indústria cinematográfica, que há muito tempo estão longe das telas de cinema. O evento acontece até 22 de maio, no salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, sempre às 19 horas. O salão Moniz de Aragão fica localizado na Av. Pasteur, 250 – campus da Praia Vermelha.

Confira a programação e as sinopses dos filmes:

• Terça – 19 de maio
Conflitos de Amor
(La Ronde, 95min, 1950, p&b, França, áudio em francês com legendas em inglês)
Sinopse: Filme que marca o regresso do cineasta Max Ophüls à França, depois do final da Segunda Guerra. Baseado numa peça de Arthur Schnitzler, a obra é composta de breves episódios amorosos, entrelaçados por um narrador amável e irônico, interpretado por Anton Walbrook. Sob aparência frívola, esse personagem oferece uma visão satírica e amarga da futilidade, da libertinagem e dos jogos amorosos.

• Quarta – 20 de maio
Desejos Proibidos
(The Earrings of Madame de..., 1953, 105min, p&b, EUA, áudio em francês com legendas em inglês)
Sinopse: Um filme estranho e nostálgico, caracterizado por um grande refinamento. É considerado uma das obras mais representativas de Ophüls. No início do século 20, em Paris, Louise, mulher de um general, vende os brincos que havia recebido de presente para pagar uma dívida de jogo. Quando o marido descobre, ele compra as joias de volta e as entrega a sua amante, Lola. No fim, Louise descobre o amor e torna-se menos frívola. Com Charles Boyer, Danielle Darrieux, Vittorio de Sica, Mireille Perrey, Jean Debucourt e Jean Galland.

• Quinta – 21 de maio
Lola Montès
(Lola Montès, 1955, 110min, cor, Alemanha/França, áudio em francês com legendas em inglês)
Sinopse: Reconstituição romanceada da vida da bailarina de flamenco Lola Montès. Em 1957, um mês depois do lançamento do filme, que foi remontado pelos produtores, o cineasta morreu. Até 1968, quando foi relançada a obra integral de 140 minutos, só foi possível conhecer aquela versão que suprimiu quase todas as cenas do circo, que representavam a parte mais contundente do filme. Nesta obra, Ophüls realizou – da mesma forma que seus contemporâneos Elia Kazan, em “Vidas Amargas”, e George Cukor, em “Nasce uma Estrela” – a primeira utilização esteticamente criativa do então discutido formato Cinemascope. Com Martine Carol, Peter Ustinov e Anton Walbrook.

• Sexta – 22 de maio
O Prazer

(Le Plaisir, 93 min, 1952, p&b, França, falado em francês com legendas em inglês)
Sinopse: Três histórias adaptadas do escritor francês Guy de Maupassant. Na primeira, um velho usa máscara de jovem em um salão para seduzir as mulheres. Em “A Casa Tellier”, uma cafetina e duas prostitutas passeiam pelo campo. Já a terceira história fala sobre a paixão de um casal de artistas.


Evento aproxima universidade e escolas de Ensino Médio

Acontece, nos dias 20 e 21 de maio, das 8 às 17 horas, na Escola de Educação Física e Desportos, na Cidade Universitária, a sétima edição do Conhecendo a UFRJ. Criado em 2004 pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), o evento tem como proposta principal apresentar aos estudantes do Ensino Médio e de pré-vestibulares de escolas públicas e privadas a universidade e mostrar as especificidades de cada curso de graduação.

Nos dois dias de evento, os coordenadores de cada curso da instituição ministrarão palestras, divididas em oito espaços distintos de acordo com demanda de cada área. Durante as palestras, os visitantes poderão tirar suas dúvidas a respeito da profissão e sobre o mercado de trabalho. Haverá também estandes com exposições de trabalhos, projetos de pesquisa e projeções, por onde os alunos poderão circular livremente.



Palestras debatem riscos de material químico e biológico

O Programa de Pesquisa de Manejo de Risco promove duas palestras com o intuito de debater políticas de redução de risco ao homem e ambiente decorrentes da manipulação de material químico e biológico.

Às 14h, acontece a palestra “Pronabens – Ferramenta institucional para o cumprimento de regimes internacionais de não-proliferação de Armas de Destruição em Massa – Área Biológica”, ministrada pela Drª. Roselane Barroso Bernardes, coordenadora da área biológica da Coordenação Geral de Bens Sensíveis do Ministério da Ciência e Tecnologia (CGBE/MCT), e pela Oficial de Inteligência Valéria Siqueira Knorr, responsável pelo programa na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Às 14h40, é a vez da palestra “A experiência de Biossegurança no Centro de Ciências da Saúde – UFRJ”, ministrada pelo professor Tomaz Langenbach, do Instituto de Microbiologia.

O evento é aberto ao público e acontece na próxima sexta-feira, 22 de maio, no 2º andar do Fórum de Ciência e Cultura, Avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha.