Agenda

Estátuas e esculturas da UFRJ são tema de exposição

“Estátuas e Esculturas da UFRJ” é o nome da exposição fotográfica apresentada pelo Banco de Imagens da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ. A exposição traz 21 imagens que representam a beleza, a religiosidade, a cultura, a história e a arte das esculturas e estátuas encontradas pelos campi da universidade.

Dentre elas, estão a estátua do imperador Dom Pedro II, localizada no Museu Dom João VI; a imagem de São Francisco de Assis, situada no jardim do Hospital-Escola São Francisco de Assis (Hesfa); e a Estátua da Caridade, no jardim do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha.

Para conferir a exposição, acesse www.imagem.ufrj.br.


A vida depois do infarto

O Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES), junto com a Escola de Enfermagem Anna Nery, promove no dia 15 de junho o Seminário de Pesquisa e Extensão NUTES – EEAN/UFRJ. Durante a manhã, haverá uma conferência/debate com a professora Danielle Grouleau, da McGill Univesity (Canadá), sobre Generabilidade e Conhecimento na Pesquisa Qualitativa.

A partir das 13h30, é a vez da palestra sobreTransferência/Tradução de Conhecimento na Pesquisa Qualitativa, com a participação dos professores Nelson Albuquerque Souza e Silva, da Faculdade de Medicina da UFRJ, e Michel Pierrout, da Université de Montreal, que atua como professor visitante na UFRJ. Logo após ocorrerá a exibição do documentário Vida após Infarto.

O evento é voltado para docentes, alunos de graduação e pós-graduação, e acontece a partir das 9h, no auditório Rodolpho Paulo Rocco, subsolo do bloco K, prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária.


Lançamento de livro no Fórum

O Fórum de Ciência e Cultura, a Livraria da Editora UFRJ e a Editora UFMG promovem o debate e o lançamento do livro Artimanhas da Sedução – Homossexualidade e Exílio, de autoria de Karl Posso. O evento ocorre no dia 18 de junho, às 19 horas, no salão Moniz de Aragão, situado no Fórum de Ciência e Cultura do Palácio Universitário da Praia Vermelha.

Mais informações pelos telefones (21) 2295-1595 e (31) 3409-4656 ou no site www.forum.ufrj.br.










Inscrições para simpósio de Farmácia

O período de inscrição para o II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia (FF) da UFRJ se encerra no dia 10 de junho. O evento acontece dos dias 23 a 26 de junho na FF, localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária. As inscrições são limitadas a 400 vagas e devem ser feitas através do site www.farmacia.ufrj.br/II_simposio.


Doenças parasitárias e infecciosas em debate

Acontece na quarta-feira, 10 de junho, às 11h, a próxima sessão do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) da UFRJ, com o tema “Investigação do fenótipo CD38-HLA-DRhi como correlato de imunidade celular contra o HIV”. A doutora Ana Paula Guimarães Walker apresenta a sessão.

O evento ocorre na sala 5C03, 5º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-2526.


Reitoria e Fórum da UFRJ realizam ato ecumênico em homenagem às vítimas do Voo 447


A Reitoria e o Fórum de Ciência e Cultura vão realizar ato ecumênico em homenagem às vítimas do voo 447, na Capela São Pedro de Alcântara, às 18 horas de segunda, 15 de junho. Entre os passageiros, estavam dois professores, um doutorando e uma ex-aluna da Universidade. A Capela fica no Fórum da UFRJ, no campus da praia vermelha.

São eles Izabela Maria Furtado Kestler, professora de alemão da Faculdade de Letras; Octavio Augusto Ceva Antunes, professor do Instituto de Química; Leonardo Veloso Dardengo, oceanógrafo e doutorando da Coppe e Adriana Francisco van Sluijs, ex-aluna da Escola de Comunicação e assessora de imprensa da Petrobras.