Plano Diretor

Semana é marcada por debates

Pedro Barreto e Rodrigo Ricardo

Dois eventos movimentam os debates em torno do Plano Diretor UFRJ 2020 esta semana. O primeiro é a II Oficina Temática do PD: “Cidade Universitária, Cidade Responsável em Energia e Meio Ambiente”, que acontece nesta quarta-feira (17/6), às 10 horas, no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia (CT). Já na sexta-feira, com diversos segmentos da sociedade convidados, será realizada a 3ª Reunião do Conselho Participativo para a construção de políticas em cultura, esporte e lazer na Cidade Universitária. Este último evento será realizado, no auditório Moniz de Aragão, campus da Praia Vermelha, também às dez horas da manhã.

Integrante do Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ 2020 (CTPD) e responsável pela oficina desta quarta, Ricardo Iglesias (Instituto de Biologia), aponta que a cobertura vegetal sobre o campus representa apenas 5% de toda a área da Cidade Universitária. “Na verdade, a lógica da fragmentação também atinge esta questão, pois cada um planta o que quer. São atos até meritórios, mas isolados e desconectados entre as unidades”, pontua Iglesias, contabilizando que atualmente existem 150 espécies diferentes de árvores. “Se conseguirmos avançar esta cobertura para 40%, a temperatura média dentro do campus poderia diminuir cerca de três graus. Outra proposta é termos espécies arbóreas com quatro períodos diferentes de floração e um jardim botânico em nossa cidade universitária”.

Além dos debates desta semana, todos abertos à comunidade universitária, já está programado o calendário das próximas oficinas temáticas. Os eventos acontecerão sempre às quartas-feiras a partir das dez horas:


24/6 – "Cidade da Inovação e da experimentação", Salão Nobre da Decania do CT
01/7 – "Cidade do Conhecimento e da Arte (Política de Cultura e Museus)", Casa da Ciência da UFRJ
12/8 - "Cidade Saudável e Esportiva", auditório Hélio Fraga, CCS
19/8 – "Cidade Acessível", Salão Nobre da Decania do CCMN