Zoom

UFRJ sedia IV Simpósio Internacional do Meio Ambiente

Vanessa Sol


Diante de prognósticos cada vez mais alarmantes para o futuro do meio ambiente, o Instituto de Química (IQ-UFRJ) realiza, entre os dias 6 e 10 de julho, o IV Simpósio Internacional do Meio Ambiente (IV SIMA).  A proposta do evento é apontar possíveis soluções para o enfrentamento da degradação ambiental. O SIMA foi desenvolvido em Cuba, onde foram realizadas as três primeiras versões do evento. Na quarta edição, realizada no Brasil, o tema do encontro é a “Pró-atividade para a Sustentabilidade”. Dentro dessa perspectiva, serão debatidos também as políticas públicas para essa área, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, as mudanças climáticas, a energia renovável e as áreas protegidas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (antigo CEFET-Química) atuou em parceria com a UFRJ na organização de algumas atividades do evento, que contará com conferências, apresentação de trabalhos, mesas-redondas e ciclo de debates com temas que envolvem os principais pilares da sociedade. O Simpósio está dividido em três grandes fóruns: popular; acadêmico; indústria e mercado.

De acordo com a coordenadora do evento e professora do Departamento de Química Analítica do IQ-UFRJ, Sarai de Alcantara, a realização do IV SIMA tem como principal objetivo criar um espaço de reflexão crítica e diálogo. “É importante estimular a participação das várias instâncias sociais na análise e construção de projetos para propostas que apontem para a resolução das questões ambientais da atualidade”, explica a coordenadora.

Protocolo de Kyoto
 
Entre as principais propostas para tentar mitigar os problemas ambientais está o Protocolo de Kyoto, cuja medida mais proeminente é a redução de emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa. No entanto, a previsão é de que o acordo internacional expire em 2012. Um novo tratado para substituí-lo deve ser negociado, redigido e aprovado, em dezembro de 2009, durante a Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), em Copenhagen.

A professora afirma que a mudança no perfil do governo norte-americano, com a entrada de Barack Obama na Presidência, demonstra a intenção de os Estados Unidos se reintegrarem à discussão do desenvolvimento de políticas de preservação ambiental. “Sob meu ponto de vista, acho que temos chances de que este país participe da luta em defesa do meio ambiente. Essa contribuição é muito importante”, ressalta Alcantara. Segundo a professora, o Brasil tem metas específicas para a redução da emissão desse tipo de gases e “a partir da elaboração do Plano Nacional sobre Mudança do Clima fica estabelecido que o país reduzirá em 70% o desmatamento na Amazônia, até 2017”.

O IV SIMA acontece no Fórum de Ciência e Cultura, no Palácio Universitário da Praia Vermelha, av. Pasteur, 250, 2º andar – Urca.