No Foco

Viver e morar na Cidade Universitária

Rachel Dimetre


Mais um semestre letivo começa na UFRJ no próximo dia 3 de agosto. Dos cerca de três mil novos alunos habilitados a ingressar na UFRJ no segundo semestre de 2009, 300 se inscreveram para as 68 vagas do Alojamento Universitário, uma concorrência tão grande quanto o processo seletivo para muitos dos cursos da UFRJ.

Atualmente, a Divisão de Assistência ao Estudante (DAE) – responsável pela seleção dos moradores do alojamento - tem cadastrados 504 moradores “formais”. No entanto, estima-se que o número exato seja o dobro disso. O resultado são problemas estruturais que se estendem ao longo de anos. Para oferecer condições de moradia dignas não só aos estudantes que fazem jus à moradia social, como também a alunos de pós-graduação, professores e servidores técnico-administrativos que optarem por residir na Cidade Universitária, a Reitoria está implementando uma política de residência que contemple toda comunidade.

A proposta, elaborada pelo Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD), prevê um aumento das pouco mais de 500 atuais para 3.500 novas vagas até 2020. A mudança fundamental será de caráter qualitativo, já que as unidades oferecidas não serão apenas de subsídio total, mas também de subsídio parcial. Estuda-se ainda a adoção de locações sociais, pagas por servidores com salários acima de cinco salários mínimos, que possibilitarão que estudantes de baixa renda habitem gratuitamente nas instalações oferecidas.

Esse modelo traz ainda o benefício da integração. “Quando se misturam todos em um mesmo local, estimula-se a convivência e a socialização e se evita a deterioração acelerada”, observa o professor Pablo Benetti, presidente do Comitê Técnico do Plano Diretor.

As novas residências serão construídas no espaço dos Centros de Convergência, onde serão instalados restaurantes, bibliotecas, serviços de comércio, cultura, esporte e lazer. “Essa base é fundamental. Seriam como pequenos bairros dentro da Cidade Universitária”, acrescenta Benetti.

Problemas estruturais


A proposta da política residencial é que “os estudantes não se alojem, mas residam”, como conceitua o professor Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) e integrante do CTPD. O conceito baseia-se nas condições do atual alojamento. Infiltrações nas instalações elétricas são a principal reclamação.

Mesmo uma reforma recente não resolveu o problema. “Neste semestre, chegamos a ficar 15 dias sem água”, conta Leonardo Freiman, que morou no alojamento até junho deste ano. As instalações elétricas também têm sido alvo de protesto. “Já perdi a conta de quantas vezes tive que trocar o chuveiro”, continua o aluno. “Enquanto não houver uma reforma elétrica, os aparelhos vão continuar queimando”, comenta.

Além disso, são poucas as vagas para a demanda existente. Os candidatos não aprovados na seleção entram em uma lista de espera, no caso de desistências. Alunos já formados, com matrícula cancelada por abandono ou trancada, não devem permanecer na moradia. “Mensalmente fazemos um controle, pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), dos alunos que não têm mais direito ao benefício. Eles são notificados e têm até 30 dias para entregar as chaves na direção”, explica Rosany de Andrade, diretora da Divisão de Assistência ao Estudante (DAE).

Comissão de Representação do alojamento

Para tentar uma nova política de gestão para o alojamento da UFRJ, alguns moradores formaram uma Comissão de Representação, que funciona em regime de assembleia. Em reuniões que acontecem toda terça-feira, às 23h, os estudantes discutem uma estratégia para a administração. “Atualmente, a direção do alojamento é feita apenas por uma pessoa, o que é insuficiente. Precisamos mesmo é de uma política de gestão, com acompanhamento tanto para os alunos, quanto para a manutenção dos prédios”, explica Leomir Dornellas, membro da comissão. “Os ‘agregados’ em si não são um grande problema. A presença deles, no entanto, evidencia a falta de gestão por que estamos passando”, afirma Leomir.

Os estudantes buscam a elaboração de um estatuto para a residência junto ao Conselho de Ensino de Graduação (CEG). A partir daí, a luta será pela criação de uma diretoria em alguma das pró-reitorias da universidade para cuidar não apenas da seleção dos alunos, mas também dar suporte e absorver funções de manutenção.

O alojamento em números

O Alojamento Universitário conta hoje com 504 vagas. Os dormitórios masculino e feminino são divididos em dois prédios com 84 módulos. Os módulos apresentam três quartos individuais e um banheiro. Os contemplados com a vaga recebem também uma bolsa-auxílio no valor de R$ 300,00 para serem gastos com despesas pessoais. Recebem o benefício os alunos que comprovem dificuldades socioeconômicas, dentre elas baixa renda familiar e distância de residência do campus. A seleção é realizada pela DAE.