Tome Nota

Brincando dentro e fora da água

Diogo Cunha


A atividade de Educação Física sempre foi associada, nas escolas, mais à recreação do que a uma educação efetiva que possibilitasse o aprendizado e desenvolvimento de atividades físicas. Isso se reflete no comportamento dos alunos. A maioria deles encara a matéria como a mais fácil de passar, ou mesmo aquela que não reprova, porque geralmente não existe  critério para avaliação, e esta não é feita. Essa ideia de Educação Física se acentua quando menor é a idade das crianças. Assim, nos primeiros anos de educação escolar, a criança não costuma ter a oportunidade de desenvolver um aspecto, para elas tão importante quanto o intelectual: o físico.

Para crianças de 4 a 6 anos da Escola de Educação Infantil da UFRJ, essa oportunidade está presente através do projeto “Brincando dentro e fora da água”, existente desde 1991, que possibilita aos alunos da antiga creche da universidade um desenvolvimento físico por meio de atividades de natação e de ginástica artística. O projeto é resultado da junção dos projetos “Brincando na água” e “Recrecheação”. Coordenadas pela Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), as atividades são realizadas pelos professores das disciplinas de Fundamentos da Natação e Aplicação Pedagógica da Ginástica Artística, com a participação dos alunos.

Os alunos de Educação Física têm participação efetiva nas aulas. Para as atividades na piscina há um aluno para cada criança, enquanto  no ginásio de Ginástica Artística há dois para cada grupo de quatro crianças.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone 2562-6809.