Agenda

Evento debate ilegalidade do aborto


O debate “Realidade do Aborto Inseguro: o Impacto da Ilegalidade do Abortamento na Saúde das Mulheres e nos Serviços de Saúde do Rio de Janeiro” acontece nesta quinta, dia 8. O encontro é promovido pela Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto. No evento, ocorrerá a exibição de filme realizado pelo grupo “Católicas pelo direito de decidir”, com apoio da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ e da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio de Janeiro (ABEn/RJ).

A entrada é gratuita e o debate acontece às 14h, no auditório Rodolpho Paulo Rocco, no subsolo do bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.


“Café com Croissant” na Casa de Ciência


O grupo teatral “Companhia Preto no Branco”, dirigido por André Brilhante, apresenta na Casa da Ciência da UFRJ o espetáculo “Café com Croissant”. O evento é uma homenagem ao ano da França no Brasil e será realizado de 10 de outubro a 1º de novembro, sempre aos sábados e domingos, às 17h. 

O texto mostra de maneira descontraída as diversas influências francesas na cultura brasileira: na Culinária, Arquitetura e nas Letras. A peça, que comemora os 10 anos da Companhia, tem duração de 50 minutos e é dirigida especialmente ao público infantil.

Os ingressos custam R$ 10 ao público em geral e R$ 5 para os estudantes. A bilheteria  da Casa da Ciência fica aberta aos sábados e domingos, das 14h às 17h. O endereço é Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.


Conferência discute ética na contemporaneidade


A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro e o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC) realizam na sexta-feira, dia 16, a conferência “Projeto Cultura e Saúde: Rio, que Cidade é Essa?”. O evento, que conta com mesas-redondas e com a presença de Heloísa Buarque de Holanda como conferencista, tem como tema central “A ética na contemporaneidade e sua contextualização na dialética do singular da cidade”. As mesas terão debates interdisciplinares focando na cultura urbana e em experiências comunitárias.

A conferência, que acontece das 9h às 18h nos salões Pedro Calmon, Dourado e Moniz de Aragão do FCC, terá a apresentação da Orquestra da Grota do Surucucu no seu encerramento.

O FCC fica na Avenida Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha.


Semana Surreal no Alojamento


Até o dia 9 de outubro, acontece a “Semana Surreal” no Alojamento da UFRJ. O evento tem como propósito ser um encontro de diversas manifestações culturais: artes plásticas, cinema, música, dança e teatro.

A “Semana Surreal” é aberta a todos e os interessados podem expor trabalhos (quadros, desenhos, gravuras, charges, esculturas, poemas) e/ou participar de intervenções artísticas (performances, declamações, pinturas ao vivo, caricaturas, dança), a serem realizados na Festa Cultura Surreal, no encerramento do evento.





Para inscrições e informações use o e-mail fiocultural@gmail.com. O Alojamento da UFRJ fica no Largo Wanda de Oliveira, 400, Cidade Universitária.

Congresso de Engenharia do Entretenimento


Entre os dias 13 e 15 de outubro, das 9h às 17h, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC) será o palco do V Congresso de Engenharia do Entretenimento. O evento é uma iniciativa do Laboratório de Engenharia do Entretenimento (LEE) e debaterá o "show business", com foco nas atividades da cidade do Rio de Janeiro.

Profissionais e artistas de instituições públicas, privadas e do terceiro setor apresentarão casos de sucesso e analisarão as etapas do processo produtivo e do fortalecimento da atividade de entretenimento. Haverá ainda a apresentação de trabalhos relacionados aos sete eixos temáticos propostos pelo LEE, que estão disponíveis no site do LEE.

 

Anteriores