Zoom

CT em clima de Olimpíadas

Diego Paes de Vasconcelos - AgN CT


A quinta edição das Engenharíadas - Olimpíadas do Centro de Tecnologia (CT) - terá a participação de 600 competidores, entre alunos, professores e funcionários, divididos em 11 modalidades: futebol, voleibol, sinuca, tênis de mesa, totó, xadrez, sueca, truco, buraco,  basquetebol e handebol,  os dois últimos como as novidades deste ano. As competições começam no dia 17 de outubro e seguem até o dia 18 de dezembro.

Além da promoção e estímulo da prática desportiva entre os jovens, os Jogos do Centro de Tecnologia buscam a integração entre a comunidade acadêmica da Escola Politécnica, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (Coppe), da Escola de Química e do Instituto de Macromoléculas Eloísa Mano (IMA). A primeira edição das Engenharíadas aconteceu em 2005. Na edição de 2008, houve a incorporação de outros cursos da UFRJ e também da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
O futebol continua sendo a categoria que atrai mais participantes nos jogos organizados pelo Centro Acadêmico de Engenharia (Caeng). Este ano foram inscritas 24 equipes no torneio. Segundo o vice-presidente do Caeng, Bruno Galdino, outras modalidades que despertaram grande interesse foram sueca e truco. De acordo com o estudante, a sinuca foi a grande decepção. “Estávamos esperando um numero alto de inscrições, porém não foi isso que acabou acontecendo”, revela Galdino.

A grande expectativa do evento é consolidar a competição no calendário da universidade e fazer  dela o maior evento esportivo da UFRJ. Para o dirigente estudantil, a ambição dos organizadores é tornar as Engenharíadas a maior competição entre universidades do Rio de Janeiro. Outro ponto a ser mudado, de acordo com Galdino, é atrair a comunidade do CT para acompanhar os jogos. “Acho que, a partir do momento em que passarmos a competir com outras universidades, as torcidas se formarão para assistir aos jogos”, comenta.
Um ponto forte das Engenharíadas 2009 é o caráter solidário da competição. Até a última contagem, foram arrecadados cerca de 300 quilos de alimentos doados. No entanto, esse número ainda deve aumentar, pois alguns estudantes inscritos ainda não entregaram as doações.

Os jogos também já tiveram papel importante na formação de atletas para competições nacionais. A competição já chegou a ter finais do futebol realizadas no Maracanã. Bruno Galdino aposta em um sucesso ainda maior para 2010, aproveitando o embalo da escolha do Rio como sede das Olimpíadas de 2016. “Temos perspectivas de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes do Rio, visando integrar a UFRJ ao clima olímpico que a capital fluminense vem vivendo desde a escolha da cidade como sede das Olimpíadas de 2016”, conclui.