Zoom

Incubadora: Clavis Segurança cria a Green Hat

Carla Beatriz Araújo - AgN/CT


A Clavis Segurança da Informação, empresa-residente da Incubadora da UFRJ desde 2007, criou recentemente a Green Hat, que oferece soluções para o controle de ataques a redes, sistemas e ferramentas da internet. A Green Hat, spin-off (empresa derivada de outra) da Clavis, é especializada na realização de Testes de Invasão, chamados de Pen Test. A prova é aplicada para identificar potenciais vulnerabilidades ao ataque de hackers, além de avaliar a segurança da atual estrutura da rede de organizações que lidam com informações confidenciais na web.

Um sistema desprotegido pode sofrer com invasão de contas de correio eletrônico, acesso a dados bancários, fraudes de cartões de crédito e espionagem de informações corporativas sigilosas. Os testes realizados pela Green Hat evitam que os sistemas sofram invasões e perda de dados.

O objetivo dos testes de invasão é avaliar o quão vulnerável o sistema de um cliente está. Esse procedimento é o mais eficiente devido à reduzida quantidade de falsos resultados positivos apresentada por ele, garantindo a maior eficiência do serviço. Além da invasão, quando a Green Hat presta um serviço, é realizado também um teste de estresse para analisar  quanto  tráfego o servidor aguenta e verificar se o sistema vai cair ou ficar lento.

A procura por esse serviço vem aumentando desde que algumas normas de certificação foram criadas para garantir boas práticas no uso, manuseio e armazenagem de dados, explica Bruno Salgado, sócio-diretor da Clavis. Para ele, “o grande incentivo para a criação da Green Hat foi, na verdade, a demanda do mercado”.

Rafael Soares Ferreira, analista de segurança da Clavis e aluno de Ciência da Computação da UFRJ, já realizava testes de invasão dentro da Clavis. A demanda do mercado fez com que empresários começassem a tratar o Teste de Invasão de uma forma diferenciada e mais independente, ocasionando na criação do spin-off. O mercado de segurança da informação é muito novo e delicado, mas cada vez mais empresas que movimentam negociações financeiras e dados sigilosos compreendem a necessidade desses serviços.

A Green Hat já nasceu com uma grande demanda de testes por ter sido criada sob a guarda da Clavis, que em cinco anos de existência já ganhou a confiança de muitas empresas. “As organizações pararam de ver esses serviços como um gasto e passaram a ver como  investimento de prevenção”, afirma Salgado.