Agenda

AmaMentAção na Petrobras


A exposição "AmaMentAção", criada e produzida na Maternidade-Escola, pelo fotógrafo William Santos, com o apoio da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCom), continua sua itinerância fora das unidades acadêmicas. A mostra estará em exibição nesta terça, dia 17, na inauguração da Sala de Apoio ao Aleitamento Materno para o Pessoal da Petrobras. O novo espaço fica no prédio Edise (edifício-sede da companhia), situado na avenida Chile, no centro do Rio. A iniciativa servirá de modelo para outras salas de aleitamento da empresa no Brasil.

A exposição estará aberta ao público dias 17 a 19 de novembro, das 9h às 17h, com entrada franca. A exposição é uma coletânea fotográfica de trabalhos documentais sobre as ações de aleitamento materno praticadas pelos profissionais de saúde da Maternidade da UFRJ.



Dia Mundial da Filosofia


A segunda edição do Dia Mundial da Filosofia será comemorada na próxima quinta, dia 19, na Casa da Ciência da UFRJ. O evento contará com a presença de filósofos, estudantes, artistas, educadores e todo o público interessado em adentrar o universo da Filosofia. Serão realizadas palestras e atividades interativas com o público.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2002, e vem sendo celebrada em diversos países, como Marrocos, Turquia, México, Chile, Bélgica, Canadá, Colômbia e Cuba, entre outros. Na UFRJ, o evento será organizado por estudantes e professores, com o patrocínio do Banco do Brasil e a cooperação da Unesco, além do auxílio de diversos colaboradores e parceiros da Filosofia.

O objetivo da comemoração é sensibilizar o público para as questões da atualidade em perspectiva filosófica, refletindo sobre o impacto positivo do conhecimento na emergência de novos paradigmas. O projeto pretende ainda colaborar com iniciativas consonantes e ser um canal aberto entre a Filosofia e todos aqueles que buscam nela o conhecimento para a vida.

O encontro abre um ciclo de diálogos com o tema “Novas Perspectivas Filosóficas para o Brasil”. Além disso, será disponibilizado um Espaço Multimídia de Filosofia, onde o público poderá assistir a vídeos e experimentar áudios com trechos de textos e biografias de vários filósofos. Também serão expostos cartazes cedidos pela Unesco e haverá uma montagem da linha cronológica da Filosofia e a transmissão ao vivo das atividades do auditório.

A comemoração será realizada das 9h30 às 18h. A Casa da Ciência da UFRJ fica na rua Lauro Muller, 3, Botafogo.


Homenagem à cultura afro-brasileira


O Núcleo de Pesquisa em Dança e Cultura Afro-Brasileira e o Departamento de Arte Corporal da UFRJ realizam, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o "I Fórum de Dança e Cultura Afro-Brasileira", no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. A data do evento não foi escolhida ao acaso: o  encerramento coincide com o Dia da Consciência Negra.

O evento, que acontece das 12h às 21h30, será composto por palestras, mesas-redondas, apresentações de vídeos e dança, oficinas e lançamento de livros. A mesa de abertura contará com uma exibição sobre o "I Encontro Dança e Cultura Afro-Brasileira", realizado ano passado, que deu origem ao Fórum.

As performances acontecem todos os dias, a partir das 20h, e serão realizadas pelos grupos Cia. de Dança Afro Daniel Amaro (Pelotas/RS), Cia. Aérea de Dança, Cia. de Dança Aline Valentim, Grupo de Artes ILÊ OFÉ, Cia. de Dança Contemporânea da UFRJ e Grupo de Dança do SESC de São João de Meriti.

Os interessados em participar das oficinas – Samba-Dança e A Arte de Dançar Afro, no dia 18; Dança Afro-contemporânea e Dança Contemporânea, dia 19; Dança Afro-brasileira e Danças Afro-cubana e de origem yorubá e Congo, dia 20 – devem fazer as inscrições no local, com 30 minutos de antecedência. Há limite de vagas e os participantes receberão um certificado de presença.

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro localiza-se na  rua José Higino, 115,  Tijuca. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail do Fórum: forumculturaafrobrasileira@gmail.com ou pelo telefone do Departamento de Arte Corporal da UFRJ (21 2562-6821).


Programação do Fórum


A próxima semana no Fórum de Ciência e Cultura (FCC–UFRJ) será de intensas atividades culturais. A cultura e as tradições sírias serão homenageadas pelo Programa Oriente e Ocidente – Síria, entre os dias 16 a 19 de novembro. No evento, serão apresentadas palestras, exposições de peças e danças, a partir das 19h. A palestra "Síria, o Portal da História" contará com a participação da professora de Biologia Maria Guadalupe Feijó. A exposição estará aberta à visitação no Salão Vermelho durante todos os dias do evento, das 9h às 20h. No dia 19 de novembro, as atividades se encerram com a palestra "Síria, Alquimia, Dança e Saber", ministrada pela professora de História Sueli Carvalho Medeiros, da UFRJ. Todas as palestras são realizadas no Salão Moniz de Aragão.

Entre os dias18 e 19 de novembro, haverá o Seminário Nacional de Economia da Cultura e Extensão Universitária.Os temas centrais do encontro são a profissionalização e capacitação para a área de cultura e gestão de equipamentos culturais. A proposta do seminário é discutir as possibilidades de atuação das universidades no que diz respeito ao fomento da economia cultural. O encontro começa às 9 horas, nos salões Pedro Calmon e Moniz de Aragão.
 
Nos dias 24 e 25 de novembro, acontece o I Seminário de Consolidação da Ação “Cultura Popular na Universidade”. O encontro é fruto de uma ação permanente do Fórum, projeto Cultura Popular na UFRJ, que faz um mapeamento  dos projetos de pesquisa e extensão das diferentes unidades da universidade que estudam a cultura popular. O objetivo do encontro é debater o assunto dentro do universo acadêmico.

Durante a abertura e o encerramento do seminário haverá a apresentação do grupo Moitará. O evento contará ainda com a participação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) nas mesas-redondas e palestras. Estarão presentes Américo Cordola, secretário da Identidade e Diversidade do Ministério da Cultura (Minc), e Sérgio Manberti, presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Para participar do evento, é necessário preencher a ficha de inscrição, que se encontra no endereço eletrônico www.forum.ufrj.br. O seminário acontece, das 9 às 17h, no Salão Moniz de Aragão. O Fórum de Ciência e Cultura (FCC–UFRJ) fica na avenida Pasteur, 250 – Urca, Rio de Janeiro.


Zé da Velha e Silvério Pontes se apresentam no Roxinho


O Centro Cultural Professor Horácio Macedo apresenta, no dia 19 de novembro, Zé da Velha e Silvério Pontes. O show, que será no auditório Roxinho, faz parte do projeto Quintas Musicais e está marcado para as 12 horas.