Zoom

Tecnologia de absorção de calor para coletores solares é desenvolvida por Empresa da Incubadora da COPPE



Igor Soares Ribeiro

Nos dias atuais é comum notar o grande aumento da demanda de energia por parte da população mundial. Juntamente com isso, há grande preocupação com a questão da utilização de energiasrenováveis.

A empresa Nano Select, da Incubadora de Empresas da Coppe-UFRJ, desenvolveu uma nova tecnologia de superfície para coletores solares capaz de reter 98% do calor captado. O projeto, que existe há seis anos, só pode ser concretizado ano passado através da parceria entre o doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Luiz Carlos de Lima, e a pós-doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Marta Bueno de Morais.

A Nano Select foi a primeira empresa do Brasil a desenvolver superfícies seletivas para coletores de energia solar. Apesar de existirem pesquisas avançadas sobre o assunto no Sul e Sudeste do país, os resultados são limitados à academia. A tecnologia é formada por uma superfície seletiva produzida a partir de filmes de alumínio recobertos com camadas finas de óxidos metálicos manoestruturados como zinco, cromo e sílica antirreflexiva, que permitem maior absorção de calor.

Além da absorção da energia adquirida diretamente da luz visível do sol, as superfícies seletivas absorvem energia de lugares onde a luz do sol não é visível — o infravermelho. Isso implica maior eficiência dos coletores, pois enquanto a temperatura máxima de um revestimento tradicional chega a 60o C, a superfície seletiva desenvolvida pela Nano Select pode alcançar até 300o C, cerca de cinco vezes superior. “Com esse aquecimento, é possível, por exemplo, o aproveitamento da água em forma de vapor, permitindo rodar turbinas para gerar energia elétrica com maior eficiência”, afirma Luiz Lima.

Fonte energética limpa e abundante

A tecnologia tem ampla aplicabilidade, podendo ser utilizada principalmente em usinas termelétricas de modo a substituir a queima de combustíveis fósseis como o querosene por uma fonte limpa e renovável. Lima destacou ainda a importância da energia solar atualmente: “o Brasil tem a maior incidência solar na América do Sul e é importante que se aproveite esta condição para beneficiar o país.”

Além do uso industrial, será possível a aplicação das superfícies seletivas para gerar energia no ambiente doméstico, como em pias, chuveiros e aquecimento de piscinas. Luiz afirmou que já existem leis no Estado de São Paulo que preveem o uso de energias renováveis no aquecimento da água em pias, chuveiros e piscinas em novos prédios. Destacou também o aumento da presença de leis ambientais e da conscientização da população, o que torna ainda mais necessário discutir as vantagens de uma energia renovável nos dias de hoje.

As superfícies de coletores estão em fase de desenvolvimento e não há prazo definido para a produção em massa da tecnologia. Porém há parcerias entre a Nano Select,  fabricantes de coletores solares e a Universidade Federal do Rio de Janeiro para a realização de testes experimentais com maior eficiência .