Agenda

 

Propriedade Intelectual nas Universidades

Na quarta-feira (2/6), o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) realiza seminário com o tema “Propriedade Intelectual nas Universidades”, que discutirá os aspectos relacionados à propriedade intelectual gerada nas universidades, e como acontece sua transferência para o setor produtivo da sociedade. O evento acontece na sala 122 do bloco G do Centro de Tecnologia (CT), na Cidade Universitária, entre 9h e 12h30.

 


 

Quinzena de Gravura da UFRJ

Acontece, neste sábado (5/6), a Quinzena de Gravura da UFRJ, que tem como objetivo dar visibilidade e comercializar a produção artística dos discentes da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ. Além disso, oferece workshops de xilogravura e estêncil. O evento acontece de 10h às 20h no Centro de Arte Maria Teresa Vieira, localizado na Rua da Carioca, 85, Centro do Rio. Mais informações no site quinzenadegravura.wordpress.com ou pelo e-mail quinzenadegravura@gmail.com.

 


 

Cineclube Ciência em Foco

A Casa de Ciência da UFRJ promove, no próximo dia 5 de junho, às 16h, mais uma sessão do Cineclube Ciência em Foco. Na ocasião, será exibido o filme "Os olhos sem rosto" (1960), de Georges Franju.
Após a sessão, acontece a palestra "Mudar de rosto: tecnociência, mercado e imaginário digital", ministrada pela autora Paula Sibilia, doutora em Comunicação pela UFRJ e em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A classificação etária é de 16 anos. A entrada é franca.

 

Ippur realiza palestra sobre o Plano Diretor

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ realiza na próxima segunda-feira (7/6), de 9h30 às 12h30, a palestra "Revisão do Plano Diretor do Rio de Janeiro: Qual Planejamento?”. O evento acontece no auditório do Ippur, no 5º andar do prédio da reitoria, e terá participação de Maria Julieta Nunes (professora do Ippur/UFRJ) e Marcos Asevedo (diretor do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio de Janeiro). A participação é livre.


 

Simpósio discute relações sul-americanas

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs/UFRJ) promove nos dias 9, 10 e 11 de junho o Simpósio de História do Tempo Presente “Caminhos de Integração Sul-Americana”. O evento inicia na UFRJ as comemorações do Bicentenário das Independências Americanas, e conta com palestras, debates e shows. O Simpósio discutirá vários temas relativos à América do Sul, seus vínculos internacionais e suas questões internas, como religião e cultura. O Ifcs fica no Largo de São Francisco, nº 1, Centro. A entrada é franca. Para mais informações acesse o site: www.tempopresente.org


 

Incubadora de Empresas da Coppe-UFRJ abre inscrições para cinco vagas

Vai até o dia 10 de junho as inscrições para cinco vagas destinadas a projetos inovadores na Incubadora de Empresas da Coppe-UFRJ. Os interessados devem apresentar o desenvolvimento de uma linha de produtos ou serviços, por uma empresa já formada ou a ser formada. As propostas serão avaliadas pelo Conselho Diretor da Incubadora com base em critérios como viabilidade econômica, grau de inovação, potencial de interação do empreendimento com as atividades de pesquisas desenvolvidas pela UFRJ e com outras empresas residentes na Incubadora, entre outros. O resultado final do processo seletivo, previsto para o dia 31 de agosto de 2010, será divulgado na própria Incubadora ou por correspondência dirigida ao candidato. Para mais informações e inscrições acesse o edital pelo site www.inc.coppe.ufrj.br ou pelo telefone (21) 2590-3428.


 

O Estado Desenvolvimentista: Crise ou Retomada?

Nos dias 10 e 11 de junho, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha, acontece o seminário internacional “O Estado Desenvolvimentista: Crise ou Retomada?”, que discutirá o papel do Estado diante da crise do modelo neoliberal. Organizado pelo Núcleo de Estudos Internacionais da UFRJ, o debate reunirá cientistas sociais nacionais e internacionais, como Maria Conceição Tavares, Theotônio dos Santos, José Luis Fiori, Gary Dymski, Ilene Grabel, e Thomas Palley.


 

Imagens do Patrimônio Edificado do Centro do Rio de Janeiro

O resultado de vários anos de trabalho voltado para a captação de imagens virtuais das construções tombadas e preservadas na área central do Rio de Janeiro estará em exposição entre os dias 14 e 18 de junho na sala de exposição destinada aos alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ, a EBA, localizada na Cidade Universitária. O acervo criado pelo grupo coordenado e formado em 2005 pelo professor Luiz Neves da Escola de Belas Artes/UFRJ conta com 5.650 imagens digitais de fachadas, incluídos detalhes de elementos decorativos, imagens complementares das construções laterais e fotos em perspectiva, além de 1.260 documentos de referência dos edifícios registrados: reportagens, fotos antigas, informações de moradores.