No Foco

Integração sul americana em debate

Ana Carolina Correa

Em 2010 é comemorado o Bicentenário das Independências Sul Americanas e para celebrar, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs-UFRJ) organizou o IX Simpósio de História Integrada “Caminhos da Integração Sul Americana”, que acontece de 9 a 11 de junho. No evento acontecerão palestras e shows, além de uma mostra de fotografia e teatro.  

Entre os palestrantes, estarão presentes professores do próprio instituto, convidados de outras universidades e até de outros países, que tratarão das relações da América do Sul, tanto entre os países do continente quanto da relação deles com o resto do mundo. Além disso, será abordado o ideal de Simon Bolívar de integração entre as nações americanas do hemisfério sul, muito discutido até hoje. 

“Com essa realização pretendemos comemorar o Bicentenário e discutir a situação da América do Sul desde então. No Simpósio haverá, além das palestras e dos debates, uma mostra de fotografias feitas pelos próprios alunos da UFRJ em uma viagem de pesquisa pelos países sul americanos. Os pocket-shows “Canto da América” entoarão canções que representam momentos importantes das lutas da América do Sul. Serão entoadas músicas do Chile, Equador, Bolívia, entre outros. Assim, iniciaremos as comemorações das independências que se iniciaram em 1810”, afirma Francisco Carlos Teixeira, professor do Ifcs e organizador do evento. 

A palestra de abertura será ministrada na quarta-feira, às 17h, pela professora Raquel Glezer da Universidade de São Paulo (USP). Na quinta e na sexta o evento começará às 10 horas. O Simpósio é gratuito e acontecerá no próprio Ifcs, no Largo de São Francisco, nº 1, Centro. Para saber a programação completa, acesse o site: www.tempopresente.org