No Foco

Era uma vez...

Ana Carolina

Ilustração:Caio Monteiro

O mundo lúdico das histórias infantis vem perdendo a cor diante de tantos outros estímulos. Televisão, videogame, internet, nada disso substitui um bom livro. E é para conscientizar e repensar a abordagem do universo literário infanto-juvenil, que acontece, no dias 13, 14 e 15 de julho, o 6º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil: Percursos de Leitura, na Faculdade de Letras.

O evento é voltado para professores dos ensinos médio e fundamental, além de graduandos de áreas diversas, em torno de um mesmo objetivo: incentivar a formação de leitores. “As atividades deste 6º Encontro são ligadas ao curso de pós-graduação, em que pesquisamos e analisamos a literatura infanto-juvenil. No evento pretendemos reunir pessoas interessadas e atuantes na área da literatura, para discutir textos e debater a produção literária no país e no mundo”, explica a professora e doutoranda em Literatura Brasileira, Georgina Martins.

Mesas-redondas debaterão as teorias e as práticas da literatura e a produção literária hoje, diante de tantos avanços tecnológicos. A programação dos minicursos e oficinas engloba desde literaturas africanas à xilogravura, tudo sempre voltado ao universo dos pequenos. “Teremos a presença de pessoas que atuam significativamente no cenário da literatura infanto-juvenil atual. Como o Chico dos Bonecos, que conta histórias através do teatro”, completa a professora e doutora em Literatura Brasileira Rosa Gens.

E nada mais justo do que terminar um encontro de literatura infantil e juvenil com uma rodada de “Contação de histórias”. O II Encontro da cultura popular com Contadores de Histórias convida todos os participantes a levarem suas crianças para saborearem um pouco da magia escondida atrás de cada página.

O evento acontece na Faculdade de Letras, Avenida Horácio Macedo, 2151. Para mais informações acesse o site: http://www.literaturainfantilejuvenil.com.br