Entrelinhas

A Dieta da Linhaça

 

 

Márcia Guerra

 “A Dieta da Linhaça”, lançamento da revista SAÚDE!, da Editora Abril, apresenta o resultado dos estudos de Glorimar Rosa, Wânia Lúcia Araújo Monteiro e Sofia Kimi Uehara, pesquisadoras do Instituto de Nutrição da UFRJ,  acerca do uso da semente do linho na alimentação. Em 160 páginas, as especialistas mostram, numa linguagem simples, os diversos benefícios da linhaça, como o auxílio na regulação do funcionamento intestinal, o combate ao colesterol ruim (o LDL) e a perda de peso com saúde. A publicação oferece ainda 18 receitas preparadas com o ingrediente. O livro pode ser encontrado em bancas e livrarias. Nesta entrevista ao Olhar Virtual, as autoras explicam um pouco mais as etapas de produção da pesquisa e os benefícios do produto. Confira:

Olhar Virtual: como surgiu a pesquisa que deu origem ao livro?

Glorimar Rosa: Nós temos projetos de pesquisa com uma série de alimentos funcionais, por exemplo, a soja, a berinjela, o óleo de coco, a castanha do Brasil e a linhaça. Antes de começarmos a trabalhar com a farinha de linhaça, fizemos um piloto comparando o efeito dela com a farinha de aveia. E a farinha de linhaça mostrou resultados muito melhores que a aveia, então, optamos por ampliar esse estudo piloto com a farinha de linhaça.

Wânia Lúcia Araújo Monteiro: Esse estudo começou em meados de 2008. Hoje, a pesquisa acontece em duas vertentes. Na primeira, acompanhamos mulheres em dieta de redução de peso durante três meses. Damos a farinha de linhaça e a dieta hipocalórica. Acompanhamos através de exames de sangue e verificando a massa corporal e o peso, a cada 15 dias. A outra vertente se desenvolve em mulheres com sobrepeso, com obesidade graus 1 e 2. Fazemos ensaio clínico para ver qual a farinha de linhaça – a dourada, a marrom desengordurada ou a marrom integral – que dá maior saciedade, para verificar qual delas pode, posteriormente, contribuir melhor para o emagrecimento.

Olhar Virtual:Quais são os aspectos da linhaça considerados fundamentais para a saúde?

Sofia Kimi Uehara: A linhaça contém diferentes nutrientes que podem atuar de diversos modos em determinadas situações dentro do organismo. Ela contém lignanas, que “imitam” a ação do estrógeno, e possui uma boa quantidade de fibras e também de ácidos graxos polissaturados, que são as gorduras que fazem bem para a saúde. Então, para o intestino preso, por exemplo, a sua quantidade de fibras atua de forma benéfica, assim como atuam as fibras e os ácidos graxos polissaturados para o controle da diabetes.

Olhar Virtual:Quais são os problemas de saúde que ela ajuda a combater?

Sofia Kimi Uehara: A linhaça ajuda a combater casos de intestino preso e também a prevenir câncer de intestino, já que indivíduos que apresentam problemas frequentes de constipação têm maior risco de desenvolver a doença. Também é positiva em casos de diabetes e no controle de doenças do coração, porque ajuda a prevenir o aumento de gordura no sangue. Outro benefício importante é para o sistema nervoso central, pois ela possui um constituinte da bainha de mielina, que é responsável pela transmissão de impulsos nervosos. Além disso, é benéfica para a pele, ajudando a prevenir, por exemplo, o ressecamento.

Wânia Lúcia Araújo Monteiro: Outro benefício é para a redução dos sintomas da pré-menopausa, como os fogaços, porque ela contém fitoestrógeno, substância que possui estrutura semelhante ao estrogênio.

Sofia Kimi Uehara: A linhaça ajuda, ainda, na redução do peso corporal com saúde, promovendo melhoras em termos de glicemia, colesterol e pressão arterial.

Anteriores