Tome Nota

Ações afirmativas na UFRJ

Coordcom - UFRJ

Foto: Marco Fernades

No último dia 12 de agosto, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a proposta de adoção de ações afirmativas em seu concurso de acesso aos cursos de graduação para 2011. A decisão visa facilitar o ingresso de estudantes de baixa renda familiar vindos do sistema público de ensino e a manutenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das formas de acesso à universidade. Além disso, engloba também a adesão da UFRJ ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A proposta original, encaminhada pela Reitoria, destinava 50% das vagas para o próximo ano através das notas do Enem e do SiSU, sendo que 20% desse total seria destinado aos estudantes oriundos do sistema público de ensino, com renda per capita familiar menor que um salário mínimo e meio. A outra metade seria preenchida através de prova discursiva, seguindo o modelo tradicional de avaliação da UFRJ.

Porém, questões específicas, como o número de vagas e a política de assistência necessária para os estudantes de baixa renda permanecerem na universidade, foram alvo de discordância no Conselho e serão discutidas, mais uma vez, em sessão extraordinária na quinta-feira, 19 de agosto.

O reitor da UFRJ Aloisio Teixeira enfatizou, durante a sessão do Consuni, que a proposta será adotada em caráter experimental em 2011, necessitando discussões mais aprofundadas futuramente.